Cotidiano

4 medidas de segurança para se proteger no período de chuvas em Araraquara

O início do ano é sempre marcado por chuvas e, por isso, a Prefeitura de Araraquara, em parceria com a Defesa Civil, divulgou algumas medidas de segurança

chuvas em Araraquara

Foto: Reprodução/Michel Teixeira

O início de ano é sempre marcado por fortes chuvas em todo o Brasil e em Araraquara não está sendo diferente. Os primeiros dias de janeiro está sendo de chuvas fortes e hoje, quinta-feira (11), será marcado por mais tempo instável. A previsão é de chuva no fim da tarde e no período da noite.

Leia mais

Por isso, a Prefeitura de Araraquara, em parceria com a Defesa Civil, divulgou algumas medidas que devem ser tomadas no momento da chuva para você não correr riscos. São elas:

Durante as fortes chuvas, se proteja!
Caso você esteja fora de casa, procure um local para se abrigar e evite continuar andando. Se você estiver dentro de um veículo, não saia; fique com os vidros fechados e tome cuidado para não encostar nas partes metálicas.

Evite áreas abertas
Novamente, se estiver fora de casa, evite as áreas mais abertas, como campos de futebol, parques, quadras e estacionamentos.

Saia de locais com águas
No momento da chuva, não fique em piscinas ou lagos devido ao risco de raios e descargas elétricas.

Abrigue-se no local certo!
O material explicativo da Defesa Civil ainda alerta: mantenha a distância e não se abrigue debaixo de árvores, postes, quiosques e coberturas metálicas.

Medidas preventivas antes das chuvas

Antes das chuvas, também tem uma série de medidas que devem ser tomadas para evitar alagamentos e acidentes. Uma delas é fazer a limpeza das calhas, uma vez que ao ventar muito, elas podem ficar cheias de folhas. E não só neste período, mas sempre jogue o lixo na lixeira – o lixo na rua pode entupir os bueiros e causar inundações na cidade.

Em caso de dúvidas ou acidentes, ligue para a Defesa Civil, que está localizada na Rua Nove de Julho, número 3419, no Jardim Dom Pedro em Araraquara: 199 ou 3336-3505.

Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *