Cultura

Alunas de Araraquara criam app para ajudar mulheres em situações de risco

O app também visa auxiliar negros e LGBTQIA+

app para ajudar mulheres

Alunas de Araraquara estão finalizando um app para ajudar mulheres em situações de risco.

O projeto de conclusão de curso de alunas da Escola Técnica Estadual (Etec) “Profª Anna de Oliveira Ferraz” ainda visa auxiliar outras minorias políticas, como negros e LGBTQIA+ que estejam em situações de vulnerabilidade.

O aplicativo consiste na criação de uma rede de apoio para acolher denúncias de pessoas que sofrem assédio e agressão.

Na tela inicial do aplicativo, há um botão em que o usuário pode clicar para disparar um alerta avisando aos amigos, previamente cadastrados, sobre o perigo e sua localização.

Além disso, outros usuários, ainda que desconhecidos, podem ajudar a vítima.

“Se o usuário estiver em localização próxima à ocorrência, ele também será notificado para que possa prestar ajuda. O objetivo é criar empatia entre as pessoas”, explica Joyce Francezi, uma das idealizadoras do projeto.

Joyce e a colega Agnes Bastos estiveram na tarde de quarta-feira (13) no gabinete da vereadora Thainara Faria (PT) para apresentar as etapas finais do trabalho.

“Falta apenas inserir o layout final, ajustar algumas informações e colocar o mapa. Estamos deixando o mapa por último, pois ele pode sobrecarregar o aplicativo”, relata Agnes. A parlamentar, que acompanha o trabalho das alunas desde a sua criação, elogiou a iniciativa.

“É muito bonito ver que vocês estão se esforçando para ajudar o próximo. Que bom que a inteligência das pessoas em várias áreas, como a tecnologia da informação, está fazendo o bem social. Às vezes, pensamos que é preciso ser cientista social para contribuir com a sociedade, mas cada qual em sua profissão pode fazer sua parte.”

Feitas as alterações finais, o grupo entrega o trabalho no início de dezembro. A expectativa é que o app para ajudar mulheres, negros e LGBTQIA+ seja disponibilizado nas principais plataformas em breve.

As informações deste texto são da assessoria de imprensa da Câmara de Araraquara.

LEIA TAMBÉM

+ Alunas de Araraquara constroem o próprio rolimã e ficam em 1º lugar em competição!

+ Após arrecadarem lacres de latinhas, alunos de Araraquara doam cadeira de rodas para entidade

+ Projeto de aluna resulta na economia de água e energia no banho

+ Ex-aluna de Araraquara é um dos destaques no Pequenas Empresas Grandes Negócios

Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *