Cotidiano

Alunos de Araraquara disputam vaga para mundial de robótica

O mundial será disputado em 2020, na Hungria

alunos do sesi de araraquara

Foto: Divulgação

Com um projeto de aplicativos para estacionamento inteligente e um painel integrador de serviços, três alunos do Sesi Araraquara disputam o torneio de robótica da WRO (World Robot Olympiad).

A etapa regional, em Ribeirão Preto, já foi vencida em junho. Agora, a equipe Sesi Smarteens participa da fase estadual, em 21 de agosto, em Presidente Epitácio.

Os alunos do Sesi de Araraquara irão disputar contra 28 escolas. A etapa estadual vale classificação no mundial, que será na Hungria, em 2020. Neste ano, o tema da WRO é “Cidades inteligentes”.

Sobre a Sesi Smarteens
A Sesi Smarteens é composta por estudantes do 9º ano: Paulo Cesar dos Santos Rodrigues, João Vitor de Souza Pedrosa Bomfim e Fabricio Kevin Donisete Cicone.

A equipe tem como técnico Eder de Oliveira Santos e como mentores João Gilberto Veríssimo Barbosa Pereira e Paulo Henrique da Cruz.

O trabalho desenvolvido pelos alunos do Sesi de Araraquara consiste na criação de sistemas integrados ao robô EV3 (utilizado na competição).

Os alunos do Sesi projetaram a conexão do robô com os smartphones por meio de conexão bluetooth, o que é algo inédito, segundo o mentor Paulo Henrique da Cruz.

“A conexão do EV3 com o smartphone é algo pioneiro. Não vimos algo assim em nenhuma competição em que participamos. A escola está confiante de que podemos conseguir a vaga no mundial e representar o Brasil na Hungria”, explica Paulo, que é Analista de Suporte em Informática no Sesi e Especialista em Dispositivos Móveis.

Estacionamento
O projeto do Estacionamento Inteligente conta com sensores instalados nas vagas e integrados a uma central de monitoramento que se comunica em tempo real com o aplicativo.

Ao chegar no estacionamento, o condutor para ao lado da tela com o aplicativo na entrada e visualiza as vagas.

São três status diferentes: “disponível” (vaga livre, exibida na cor verde), “reservada” (vaga escolhida e selecionada pelo condutor, mostrada na cor azul) e “ocupada” (quando há veículo estacionado na vaga, exibida em vermelho).

O aplicativo foi desenvolvido para o sistema operacional Android, utilizando para isso ferramentas oficiais de desenvolvimento do Google, proprietário do sistema. São dois modos distintos, o modo “Cliente” e “Empresa”.

O modo Empresa pode ser utilizado por estacionamentos fechados, como em shoppings, podendo ser expansível para as vagas de áreas azuis e toda a cidade.

Já o modo Cliente é voltado para todas as pessoas que utilizam smartphones, com o objetivo de simplificar e facilitar a busca e visualização de vagas para estacionar.

O motorista pode reservar uma vaga antes mesmo de sair de casa e chegar ao estacionamento já sabendo o ponto onde parar o carro.

Painel
A proposta do outro aplicativo, o do Painel Integrador, é se conectar via bluetooth com um veículo inteligente que, ao chegar nos pontos com o painel, dispara um vídeo feito em libras com áudio e legenda, informando o itinerário do veículo a todos os usuários, incluindo pessoas com necessidades especiais.

O Painel Integrador também disponibilizaria serviços governamentais e não governamentais do interesse da população, como linhas de transportes, agendamentos de consultas e exames de saúde, programação de cinema, ofertas de supermercados e programação de eventos.

Segundo Paulo Cruz, após a participação na competição, os alunos e o Sesi irão buscar parcerias para a implantação dos aplicativos.

“Não é um serviço caro e irá facilitar muito a vida das pessoas que utilizam estacionamentos ou buscam informações sobre a cidade. Nós iremos ofertar essa parceria para shoppings, empresas e o poder público”, afirma o mentor da equipe.

As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araraquara.

LEIA TAMBÉM
+ SESI Araraquara oferece curso de teatro gratuito
+ Moradora de Araraquara cria absorventes ecológicos
+ Confira a programação de shows da Facira



Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *