Cotidiano

Alunos de Araraquara poderão participar de projeto de atividades da ONU

As inscrições para participar do projeto da ONU podem ser realizadas até esta terça-feira, 15 de janeiro, por alunos da graduação e pós-graduação

jovens onu

Até esta terça-feira, 15 de janeiro, alunos de graduação e pós-graduação poderão se inscrever para a maior simulação das atividades da Organização das Nações Unidas – ONU. O National Model United Nations – NMUN e o Change the World Model United Nations – CWMUN, que serão realizados no final de março, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, são promovidos pela ONU. E no Brasil, a oportunidade é oferecida por meio de uma parceria entre a Universidade de Araraquara – Uniara e a Associação Diplomatici Brasil.

Os alunos desempenharão atividades como jovens diplomatas, recebendo informações diferentes dos seus países de origem. “Assim, é feita uma preparação para que possam representá-los perante a ONU. Eles são orientados em relação a pesquisas e, nos eventos, defendem essas nações com propostas para melhorias conforme o tema recebido, que pode abranger áreas como saúde, economia, direito, agronomia, clima, engenharia etc”, diz Fernando Rugno, coordenador do projeto no país e membro dos cursos de extensão de Direito da Uniara.

O coordenador ainda explica que as atividades ajudam os jovens a desenvolverem características de liderança e que ‘o contato é mantido com nosso embaixador representante na ONU, que fica na missão permanente do Brasil do Conselho de Segurança”. “Sempre tentamos agendar uma visita, na qual ele e outros diplomatas recebem a delegação e transmitem informações sobre a Organização e o papel do Brasil perante ela. Isso é um ‘plus’ a mais”, comenta.

O coordenador lembra que, nos eventos de 2018, que marcaram o décimo ano da participação brasileira, a delegação nacional foi eleita a melhor do mundo. “Isso foi de grande relevância. É um prestígio muito grande para nós e só mostra nosso potencial lá fora”, finaliza.

Os interessados em participar do NMUN e do CWMUN devem se inscrever na coordenadoria curso de Direito da Uniara (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7173, pelo endereço www.diplomaticibrasil.com.br, ou também pelo e-mail diplomatici.brasil@gmail.com.