Cultura

Araraquara tem Bienal Internacional da Gravura com entrada gratuita!

Ainda não conferiu a Bienal da Gravura? Calma que ainda dá tempo: até o dia 30 de janeiro, a exposição está disponível na Casa da Cultura em Araraquara

bienal da gravura araraquara

Foto: Amanda Araújo

Bienal Internacional da Gravura – tá aí um ótimo motivo para sair de casa e aproveitar a cultura de Araraquara. Até o dia 30 de janeiro, está disponível, na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, a 5ª Bienal Internacional da Gravura Lívio Abramo, com entrada gratuita e aberta a todos os públicos. A Bienal tem curadoria da arte-educadora Rita Michellutti e reúne obras de 74 artistas convidados, oriundos de 12 países: Brasil, Paraguai, México, Rússia, Argentina, Itália, Índia, Espanha, Venezuela, Cuba, Japão e França.

O público poderá apreciar, também, obras do araraquarense Lívio Abramo, pertencentes ao acervo da Pinacoteca Mario Ybarra de Almeida, além de uma obra da artista homenageada – e amiga dele – Maria Bonomi.

Maria é gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora. Já Lívio, um trotskista e militante sindical que tornou-se membro da Oposição de Esquerda Internacional no Brasil, foi exilado, passando no período, o seu ateliê aos cuidados da amiga Maria Bonomi.

Lívio Abramo é um dos precursores no país

Suas histórias voltam a se cruzar em depois, em 1960, em São Paulo, quando Maria Bonomi fundou o Estúdio Gravura, com Lívio Abramo, de quem foi assistente até 1964. Com tamanha importância na história da gravura, a Bienal não podia deixá-los de fora.

E tem mais!
Além da exposição, a programação apresenta atividades educativas bastante diversificadas, a fim de motivar artistas e interessados em arte em geral.

Uma das atividades é uma oficina que propõe uma vivência para a elaboração de cartazes por meio de serigrafia. É “A cidade em cartaz”, com orientação de Augusto Sampaio, artista plástico e educador que realizou interferências urbanas e projetos colaborativos em cidades no Brasil e no exterior (Bélgica, Holanda, Polônia e Inglaterra). Entre seus projetos educativos destaca-se a Ação Educativa Extramuros da Pinacoteca.

“A cidade em cartaz” será realizada na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, nos dias 12 de janeiro e 19 de janeiro, das 9h30 às 12h30. As inscrições já podem ser realizadas na Casa da Cultura, para maiores de 16 anos. São 15 vagas em cada uma das turmas.

LEIA TAMBÉM

+ Alunos de Araraquara poderão participar de projeto de atividades da ONU
+ Máquinas Mortais é uma das estreias do cinema de Araraquara
+ Araraquarense conta como foi enfrentar os desafios de viajar sozinha pela 1ª vez

E tem xilogravura com a Oficina “Xilomóvel” – nesta oficina os participantes recebem informações breves sobre a técnica e a origem da xilogravura. Partindo de seus próprios desenhos, os participantes gravam uma matriz de MDF e fazem a impressão de cópias em papéis de diferentes gramaturas. Vale lembrar que o Xilo móvel é um atelier itinerante, equipado com todo material necessário para a prática da xilogravura.

O Xilomóvel contará com a participação dos artistas Luciana Bertarelli, Marcio Elias e Simone Peixoto. A atividade acontece na Praça Scalamandré Sobrinho, no dia 27 de janeiro, às 14 horas. As inscrições poderão ser feitas no local. São 25 vagas para maiores de 12 anos.

bienal da gravura Araraquara

Serviço:
Programação cultural na Casa da Cultura localizada à Rua São Bento, 909, no Centro de Araraquara.
Telefone: (16) 3333-1159