Cultura

Novidade: Araraquara terá festival para fortalecer o empoderamento feminino!

O Festival Delas será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro

O I Delas Festival chega para evidenciar e fortalecer o protagonismo feminino reunindo artistas, musicistas e comunicadoras em um final de semana de imersão, ativismo e aprendizado tanto para jovens garotas como para mulheres experenciarem o fortalecimento do empoderamento feminino.

A programação será realizada na antiga Estação Ferroviária de Araraquara, nos dias 06 e 07 de dezembro, sexta e sábado, com entrada gratuita e aberta a todos os interessados.

De acordo com Tania Camargo e Amanda Rocha, organizadoras do Delas Festival, o evento surgiu a fim de priorizar, valorizar e fomentar a presença de mulheres em todas as etapas de sua produção e apresentação.

“O festival tem o objetivo de colocar à frente as mulheres e promover um lugar de encontro, visibilidade e fortalecimento expressados através das diversas linguagens artísticas”, apontam.

Shows de bandas autorais, intervenções artísticas, exposição de artes visuais, documentário, oficina de fanzine e ancestralidade e roda de conversa, são as ações propostas neste primeiro festival, que também contará com espaço kids, alimentação, bar, tattoo, livraria e arte.

festival delas

Programação

O festival terá início na sexta-feira (06), às 19 horas, contando com a exibição do documentário “Feito por Elas – O Rock Feminino e Feminista na cidade de São Paulo” e a exposição de Artes Visuais “Por um feminismo erótico”, com as artistas convidadas: Liz Under, Leila Penteado, Laura do Lago, Vita Pereira e Isabela Rudge.

Na sequência, a partir das 20 horas, haverá um Pocket Show com as cantoras Lígia Maria e Ras Nala Suê, seguido pelo set-list de mulheres poderosas da DJ Roze (Coletivo Tocaya) que toca das 20h45 até meia-noite.

Ainda, por volta das 22h30, a artista Vita Pereira apresentará a performance “Trava gira”.

Já a programação do sábado (07) trará atividades durante todo o dia. Pela manhã, às 9h30, será realizada a Oficina de Fanzine, para garotas de todas as idades, com Liz Under; depois, às 10h30, acontece a Oficina de Ancestralidade: um resgate cultural e poético da mulher negra, com Quilombo Rosa.

festival delas em araraquara

A “Roda das Minas” é o destaque da programação da tarde, trazendo o tema “Garotas Sangram”, tendo início às 14 horas, com a mediação de Lucia Cava e as convidadas: Grasiela Lima, Steyce Chaves, Márcia Camargo e Tamikuã Faustino Pataxó.

Uma Live Painting com Liz Under está programada para às 18 horas; depois, às 18h30, tem a performance “Pirofagia”, com Bel Macari. Às 19 horas tem início a programação musical, trazendo aproximadamente uma hora de show com cada uma das bandas: Banda Sapataria (19h), La Burca (20h), Eskröta (21h) e As Mercenárias (22h).

O I Delas Festival é uma realização da Delas Produções, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Fundart, Cantarola, Fratello Waffles, Viver Vegano e Cascabum Produções. Toda a programação é gratuita.

A antiga Estação Ferroviária está localizada na Rua Antônio Prado, s/n°, no Centro de Araraquara.

As informações do texto são da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araraquara e da organização do evento.

Serviço

I Delas Festival
Local: antiga Estação Ferroviária (Rua Antônio Prado, s/n° – Centro de Araraquara)
Data: 06 e 07 de dezembro (sexta e sábado)

  • 06/12 – Sexta- feira
    19h: Abertura
    – Exibição do Documentário: “Feito Por Elas – O Rock Feminino e Feminista na cidade de São Paulo”(34′)
    – “Exposição de Artes Visuais “Por um feminismo erótico”, com as artistas convidadas: Liz Under, Leila Penteado, Laura do Lago, Vita Pereira e Isabela Rudge
  • 20h: Pocket Show Lígia Maria e Ras Nala Sue
  • 20h45 às 24 horas: DJ Roze (Coletivo Tocaya)
  • 22h30: Performance “Trava gira”, com a artista Vita Pereira

07/12 – Sábado

  • 09h30: Oficina de Fanzine, para garotas de todas as idades, com Liz Under
  • 10h30: Oficina de Ancestralidade: um resgate cultural e poético da mulher negra, com Quilombo Rosa
  • 14h: Roda da Minas: “Garotas Sangram” – Mediação: Lucia Cava / Convidadas: Grasiela Lima, Steyce Chaves, Márcia Camargo e Tamikuã Faustino Pataxó
  • 18h: Live Painting, com Liz Under
  • 18h30: Performance Pirofagia, com Bel Macari
  • 19h: Banda Sapataria
  • 20h: La Burca
  • 21h: Eskröta
  • 22h: As Mercenárias

LEIA TAMBÉM

+ As verdadeiras Donas do Pedaço de Araraquara!

+ Alunas de Araraquara constroem o próprio rolimã e ficam em 1º lugar em competição!

<strong>+ Centro de Referência da Mulher é revitalizado em Araraquara

+ Coluna Tatiana Rodarte: dores no sexo e nada de orgasmo?

+ Coluna Érica Alexandre: A Simplicidade do Empoderamento



Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *