Cotidiano

Araraquara terá programação cultural com libras

A programação é gratuita!

libras espetaculo

Foto: Baga Defente

Em Araraquara, a programação da campanha Setembro Verde & Azul, propiciou visibilidade aos direitos das pessoas com deficiência e aos direitos das pessoas surdas.

Durante o mês de setembro, foram realizadas tribunas populares com participação de entidades socioassistenciais atuantes no município e uma audiência pública com encaminhamentos aos órgãos públicos pela Câmara Municipal, coral, missa, exposição, palestra sobre a Lei Brasileira de Inclusão e chá inclusivo com pais e amigos das pessoas com deficiência, além de promover o direito das pessoas com deficiência ao acesso à Cultura.

Pessoas com deficiência e seus acompanhantes, puderam participar dos eventos culturais com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que foi disponibilizado pelo Instituto Idioma Surdo, em visitas monitoradas nos museus municipais e em eventos da programação.

Por ocasião da campanha Setembro Verde & Azul, pessoas com deficiência puderam assistir gratuitamente e pela primeira vez um filme em tela de cinema, com equipamentos de audiodescrição para pessoas cegas e com Libras para pessoas surdas, disponível no Cinema Moviecom.

A legislação garante desconto de 50% para pessoas com deficiência e um acompanhante em eventos culturais e esportivos.

A comissão organizadora da programação é formada em parceria entre a APAE e o Instituto Idioma Surdo com a participação de entidades socioassistenciais com apoio da Associação Comercial e Industrial e Serviços de Araraquara (Acia) e da Câmara Municipal de Araraquara pelos gabinetes dos vereadores Roger Mendes e Elias Chediek, respectivamente, autores das leis municipais das campanhas institucionais ‘Setembro Verde’ e ‘Setembro Azul’.

Confira a programação

Sábado (28), das 9h30 às 12h: visita monitorada no Museu Voluntários da Pátria na Praça Pedro de Toledo s/n (Centro);
Sábado (28), às 20h: ‘Circo da Cuesta’ no Sesi (Vila Xavier) com apresentações circenses, mágicas, poemas e brincadeiras para todos os públicos e reserva de ingressos pelo site;
Domingo (29) às 8h (inscrições no local): 6° Passeio Ciclístico da Apae animado com carreta de som, partindo e retornando da Apae (ao lado do Tiro de Guerra na Vila Xavier) com percurso até o Cear, com exposição de bicicletas antigas.

As informações são do Instituto Idioma Surdo.

Para mais informações, acesse: https://www.facebook.com/IdiomaSURDO/

LEIA TAMBÉM
+ Cantora araraquarense é indicada ao Grammy Latino!
+ Araraquara terá oficina sobre a cultura LGBTQIA+ como profissão!
+ Araraquara terá o Dia de Conscientização da Síndrome de Down



Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *