Cultura

3 atividades em Araraquara integram a semana em homenagem à mulher negra

As atividades em homenagem à mulher negra voltam nesta quarta-feira (25) e seguem até o próximo sábado (28), com entrada aberta ao público

homenagem à mulher negra araraquara

Na última segunda-feira, 23 de julho, foi iniciada a “Semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Tereza de Benguela”, organizada pelas coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, coordenadoria executiva de mulheres e coordenadoria executiva de Direitos Humanos, ligadas à Secretaria de Planejamento e Participação Popular.

Instagram Comunica Araraquara

Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, na sexta-feira (20), a coordenadora de Direitos Humanos, Maria Fernanda Luiz, destacou a importância do evento.

Para a coordenadora de Direitos Humanos, é importante entender que ações como a Semana da Mulher Negra Latino-Americana e Tereza de Benguela ocorrem para ampliar os debates.

LEIA TAMBÉM
+ Moradoras de Araraquara criam clube de leitura para propagar obras escritas por mulheres
+ Atacante da Ferroviária é convocada para seleção brasileira feminina
+ Daniela Mercury se apresentará no Sesc Araraquara no final de julho

“É preciso envolver nessa questão toda a população de Araraquara. O racismo atinge a todos e por isso o seu enfrentamento deve ser feito por brancos e negros, uma vez que Araraquara ainda é uma cidade racista”, enfatizou. “O racismo ainda é muito grande e é preciso realizar atividades que possibilitem a reflexão entre as pessoas, para reverter o quadro vivenciado pelas mulheres negras”, completa.

Confira a programação:

  • A Semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Tereza de Benguela tem sequência nesta quarta-feira (25), às 19h30, no Teatro Wallace Leal Rodrigues, com a entrega do Prêmio Dra. Rita de Cássia. Depois das homenagens, dez mulheres negras da cidade, a cantora araraquarense Keila Rodrigues apresentará um show em tributo à Dona Ivone Lara.
  • No dia 27 (sexta-feira), a partir das 15h30, no Centro de Referência Afro Mestre Jorge, haverá nova Roda de Conversa, com representantes da Velha Guarda do Baile do Carmo, sob o tema “Mulheres negras falando de geração e ancestralidade”. O evento terá mediação do Coletivo Quilombo Rosa e a participação, também, de crianças da cidade.
  • No dia 28 (sábado), às 9h, ainda no Centro de Referência Afro, será realizado o “Encontro Municipal das Mulheres Negras”, organizado pelo Fórum de Mulheres Negras.

Todos os debates são realizados em parceria com Coletivo Cadê Tereza e com o Conselho Municipal de Combate à Discriminação Racial.

Para saber mais, acesse: www.araraquara.sp.gov.br

Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *