Negócios

Em prol da causa animal, araraquarense cria biscoitinhos saudáveis para pets

Bruna Braga, psicóloga de Araraquara, criou há dois anos os biscoitinhos saudáveis para pets e hoje vende cerca de 100 pacotes por mês

Bruna Braga, psicóloga de Araraquara, dedica todo o seu tempo para cuidar dos outros. E esse “outros” você pode entender como todo mundo mesmo. Há nove anos, ela resgata animais abandonados, leva ao veterinário, cuida em sua casa e arruma um lar responsável. E sempre preocupada com a causa animal, ela procurou também uma forma de ajudar seu próprio animal de estimação, Jung, um dos três cachorros que ela tem. A partir de muita pesquisa e estudo, Bruna descobriu que a solução para as crises de convulsão de seu pet podia estar na alimentação mais saudável. E ela estava certa.

Bruna começou a produzir biscoitinhos a partir de combinações certeiras de alimentos que trazem inúmeros benefícios à saúde. Como deu muito certo para Jung, Bruna pensou que também poderia ser benéfico a outros animais e foi assim, que ela começou a comercializar os biscoitinhos, há dois anos. Hoje, são cerca de 100 biscoitinhos vendidos por mês e, com a verba, Bruna consegue resgatar mais animais abandonados.

Nossa equipe bateu um papo com a Bruna, que comentou sobre a produção dos biscoitinhos, sua paixão pela causa animal e como você também pode auxiliar na alimentação do seu animal de estimação. Confira:

Bruna, quando você começou a fazer os biscoitinhos?
Em torno de dois anos, comecei a fazer para os meus animais de estimação, que hoje são 4; três cachorros e 1 gato. Ia distribuindo para os animais de rua e para os que eu trazia para casa para cuidar como lar temporário. Há um ano, tive a ideia de fazer para vender, pois parte da renda dos biscoitos é para me ajudar nos gastos que eu tenho de animais resgatados (que são extremamente caros por mês) e isso me ajudou muito na parte financeira e na oportunidade de poder ajudar mais animais de rua. E hoje, fico muito feliz em saber que muitas pessoas compram o meu produto com a intenção de dar uma vida mais saudável para seu pet.

LEIA TAMBÉM
+ Cobertura: Show com Everton Trintin no Armazém da Vila Bar
+ “Verdade ou Desafio” e mais dois filmes estreiam nos cinemas de Araraquara
+ Coluna Fernanda Americano: você sabe como deve ser feita a higiene feminina?

E como teve a ideia?
Pesquiso muito sobre alimentação animal, tanto a processada (ração, papinhas, bifinhos, etc), quanto a alimentação natural. A ideia surgiu a partir do meu cachorro JUNG – de cinco anos – que sofre de convulsão desde os sete meses de idade e descobrimos que a causa é pelo fato dele ingerir qualquer alimento que não seja natural ou no caso se for muito processado (até mesmo algumas rações), comidas temperadas, muito conservante, açúcar e sódio. Quando ele ingere esses alimentos, tem crises convulsivas, então resolvi fazer o teste em casa. Todos eles amaram e pelo menos eu sei qual a procedência do meu produto, e sei que posso oferecer para ele à vontade, e não terá nenhuma crise devido aos petiscos.

A receita é sua? Como chegou a essa combinação?
Depois de muito pesquisar, cheguei a minha própria receita, que é adequada para meu cachorro que tem convulsão, pois geralmente nas receitas originais, contém manteiga de amendoim, mel – que até podem ser utilizados – mas meu cachorro não pode com nenhum desses alimentos. Foi aí que eu pensei: se o meu não pode, muitos outros também devem ter restrições alimentares. Resolvi então utilizar apenas alimentos com baixa caloria, e frutas com pouco açúcar. Podemos fazer várias combinações, porém, não são todas as frutas que podemos dar para nossos pets, até na hora de usar a banana, tem que tomar cuidado com qual tipo e se está verde ou madura. Precisa de muita leitura, conversa com veterinários para saber o que pode e o que não pode, isso é muito importante.

E quais os benefícios?
São petiscos naturais e caseiros, sem glúten, sem lactose, sem açúcar e sem conservantes. É indicado para o controle doenças crônicas e além disso, o mais importante, para uma vida mais saudável. Todos eles são vegetarianos ou veganos (sem nenhum derivado de animal) e contém aveia, que possui vitaminas B5 e B9, zinco, ferro, magnésio, cobre, ácido fólico e biotina (ótima para o bom estado do pelo). Todos os outros ingredientes são ricos em vitaminas, fibras (que auxiliam para um bom funcionamento do intestino), são antioxidantes – combatem o envelhecimento precoce e ajudam a prevenir algumas doenças como o câncer e doenças cardiovasculares e na estimulação do sistema imunológico. Por exemplo, a beterraba promove o bom funcionamento do sistema digestivo, regula o intestino, ajuda na prevenção de doenças como a anemia, contém vitamina A e C e ela é antioxidante. Tem opção de biscoito que ajuda no controle da pressão arterial, sendo um aliado aos cães idosos ou com sobre peso e que é também indicado para cachorros com tendência a engordar. A lista de benefícios é enorme!

Faço três sabores de biscoitos e cada ingrediente e cada sabor tem uma função importantíssima para o organismo do animal. O cliente pode escolher o que mais irá agradar o paladar do seu pet ou escolher um especifico para tratar problemas, como exemplo, as doenças crônicas.

Sabores:
Banana, cenoura e manjericão;
Beterraba, pêra e brócolis;
Maçã, hortelã e cenoura – combate o mau hálito.

Você não é veterinária, né? Como começou o interesse pela comida de pets?
Não! Sou psicóloga há quase quatro anos – atuo na área de atendimento clínico particular e com gestantes- e também sou protetora de animais e cuido deles quando precisam, há mais de nove anos. Quando algum animal necessita de ajuda, levo ao veterinário e depois para minha casa, onde eles recebem o tratamento adequado até a sua recuperação. Depois disso, eu castro e com muita dificuldade, encontro uma pessoa responsável e que tenha a intenção de adotá-los para sempre. Sempre estudei muito a respeito da alimentação para pets: desde a ração, que pesquiso, ligo na central de todas as marcas para conversar e conhecer sobre cada produto que dou para meus animais. Pesquiso muito também a respeito da alimentação natural, não só os petiscos, mas a alimentação do dia a dia para meus animais, porém demanda tempo e por enquanto consigo apenas fazer os biscoitos para eles

Onde as pessoas podem comprar os biscoitinhos?
O jeito mais fácil é entrar em contato comigo, através do facebook, telefone, whatsapp, é só fazer o pedido que entrego pessoalmente para os clientes. Vendo também na Casa de Rações Sano. Tenho opções de sabores, opções de tamanhos ( P-M-G) e de preço também. O pacote maior custa dez reais e vem em torno de 40-45 biscoitos no tamanho M e 50/55 biscoitos no tamanho P.

Você vende quantos por mês?
Depende do meu tempo, quanto mais eu produzir, mais eu consigo vender e tenho clientes para comprar, mas como tenho outra profissão também, fico um pouco limitada. Geralmente, consigo vender em torno de 100 pacotes/potes por mês, que variam entre tamanhos e preços.

E toda a produção é sua? Você faz tudo sozinha?
Sim, faço tudo sozinha. Parte dos produtos minha mãe me ajuda a vender na escola em que ela trabalha, mas a escolha dos ingredientes, compra e produção do produto sou eu, até na hora de embalar. Uma receita de biscoito demora praticamente um dia, do começo, até a finalização, com as embalagens. No outro dia, as entregas, pois gosto de fazer e entregar tudo fresco.

Além de biscoitinhos, você faz outros produtos?
Em dezembro, faço panetones naturais e caseiros para pets, mas todo o restante do ano é apenas o biscoito, demanda muito tempo, e como tenho outra profissão, ainda não consegui conciliar. Tenho planejamento de começar a introduzir a alimentação natural para meus animais de casa (feito por mim, é claro rs), de vez em quando eu faço para os meus de casa, substituindo a ração industrializada, mas não é sempre. E gostaria muito de poder vender esses produtos para as pessoas também, seria muito legal os animais terem acesso a uma vida mais saudável através da alimentação natural do dia a dia. Mas repetindo, não são todos os alimentos que podem, tem que pesquisar muito e conversar muito com o veterinário do seu pet antes de tomar qualquer iniciativa.

Os biscoitos são só para cachorros?
São para cachorros e gatos, porém, o paladar do gato é mais exigente, então não são todos que irão gostar. O meu ama! Na última feira que participei, uma cliente levou o produto para seu gato experimentar e ele adorou. Inclusive, sua tutora levou na intenção de melhorar o problema sério que seu gato tem com pelos (que é comum em gatos) e ela relatou que além dele ter gostado do biscoito, melhorou muito a queda de pelo e os problemas que acarretam a isso (má digestão, intestino, entre outros). Resumindo: Os biscoitos para cachorros são mais fáceis deles aceitarem, para gatos, se alguém tiver interesse, podem levar um pacote pequeno e fazer o teste, o biscoito auxilia muito na sua pelagem, entre outros benefícios citado a cima.

Serviço:
Biscoitinhos saudáveis para pets feitos por Bruna Braga
Onde encontrar?
Casa de Rações Sano (Av. Presidente Vargas, 1665 Contato:16 3322-8958)
Contato: 16 9 81695829 whatsapp
Facebook: Bruna V. Braga