CulturaNegócios

Empresa de Araraquara é referência no mercado digital há quase uma década

Criada em Araraquara, a Ceschini Consultoria atende clientes de todo o país com soluções digitais

ceschini consultoria

Foto: Maiara Di Franco

Ela não é natural de Araraquara, mas vive aqui há 17 anos, tornando-se uma araraquarense de coração!

Tanto que, há anos, foi aqui na Morada do Sol que Marcia Ceschini construiu sua trajetória profissional.

Graduada em Relações Públicas e com MBA em Gerenciamento de Marketing, Marcia carrega no currículo anos de experiência em agências de publicidade e quase uma década dedicada à Ceschini Consultoria, empresa onde atende clientes de diferentes setores – e de diferentes formas.

Apesar de seu foco ser a comunicação digital, a profissional consegue atender segmentos diversos e oferecer as mais variadas soluções.

“Eu costumo dizer que trabalhamos o objetivo do cliente, como trabalho em rede (parceiros com conhecimentos que agregam ao serviço que não faço, mas ofereço e entrego), qualquer que seja a necessidade do cliente, a Ceschini Consultoria está pronta para atender e entregar”, garante.

Em entrevista ao Comunica Araraquara, Marcia comentou detalhadamente a atuação de sua empresa e seus diferenciais, relembrou sua trajetória e comentou suas aspirações para o futuro do meio digital.

Com tantas mudanças, como o mercado estará daqui um ano?

Confira o bate-papo:

 

Atualmente você trabalha com comunicação digital, mas isso não é de hoje, né? São quantos anos dedicados no assunto?

Não é, comecei a estudar sobre o assunto em 2007 para meu trabalho de conclusão da pós graduação (fiz um MBA em Gerenciamento de Marketing) e naquela época se falava em novas mídias e meu trabalho final foi sobre como os blogs eram os informadores e formadores de opinião.
A informação chegava primeiro nos blogs, quase uma semana depois nos portais de notícia, um mês depois em veículos impressos.

 

E como foi esse começo? Aliás, gostaria que falasse um pouco sobre a sua trajetória profissional, algumas experiências.

Desde e a graduação, o marketing sempre foi muito forte na minha atuação.
Fiz o meu TCC (trabalho de conclusão de curso) já contratada e ajudei a fortalecer a marca WAPE Jeans em Bauru, a marca é procurada até hoje na antiga fábrica, que virou lavanderia industrial de jeans.

Depois fui trabalhar na Thomas & Associados (a melhor agência da época em Bauru), tive minha agência de eventos, a Arroz de Festa, dai mudei-me para Araraquara e quase dois anos depois trabalhei no Marketing da antiga Tribuna Impressa, depois fui Coordenadora da Pós do INPG, voltei para a Tribuna (que naquele momento estava em mudança para Araraquara.com), cuidei por alguns meses da assinatura e distribuição, depois migrei para o Portal e fui responsável pelo cadastro das empresas no Guia Araraquara.com e ali comecei a implantar as redes sociais do jornal.
Em 2010 sai do jornal e comecei a prestar consultoria no assunto, em 2011 me associei à agência Chilli360 e começamos a prestar serviço de mídias sociais para Araraquara e região.
De 2014 a 2016 eu trabalhei na WSI Consultores, uma agência digital canadense, aqui em Araraquara. De 2016 pra cá, estou firme com a Ceschini Consultoria e voltei a ser uma associada da Chilli360 no final de 2016.
Em junho deste ano a Chilli360 se dividiu e estamos trabalhando em rede, eu já atendia os clientes pela Ceschini, a diferença é que agora os clientes estão cientes do novo formato.

Mas, para resumir eu tenho experiência em organização de eventos, atendimento ao cliente, planejamento de marketing on e off, gerenciamento de crise, sou professora na pós graduação em marketing digital nas unidades SENAC: Ribeirão Preto, Bauru, Piracicaba e São José do Rio Preto, já ministrei aulas na Escola Trevisan de Negócios e na USC Bauru e atualmente sou colunista do Mundo Digital na CBN Araraquara, toda quarta-feira às 9h15, ao vivo.

 

E hoje você atua na própria empresa, certo? E isso é novidade, né? Há quanto tempo você está atuando com a Ceschini Consultoria?

Conforme respondi na pergunta anterior, eu atuo como consultora na Ceschini desde 2010.

 

Como foi essa virada na carreira e atua com um negócio próprio? Foi como “começar do zero” novamente?

A virada foi uma necessidade. Ao sair do Araraquara.com eu já sabia que queria atuar com as mídias sociais (embora naquele momento fosse chamada de novas mídias).
Procurei várias agências aqui em Araraquara para oferecer parceria nesse novo negócio que surgia, e a única que quis e entendeu o momento foi a Chilli360.

Na Chilli360 tive oportunidade de digitalizar a agência toda e passamos a oferecer além de social media, sites, aplicativos e soluções digitais, além do off que eles sempre fizeram muito bem. Nós fomos a primeira agência local a oferecer social media em 2011, em seguida apareceu a WSI Consultores, mas as agências locais começaram bem depois a oferecer esse serviço.

 

E como é o trabalho que você realiza? São diferentes frentes, correto? Com produção de conteúdo, mídia sociais, sites e planejamento?

Exato, eu costumo dizer que trabalhamos o objetivo do cliente, como trabalho em rede (parceiros com conhecimentos que agregam ao serviço que não faço, mas ofereço e entrego), qualquer que seja a necessidade do cliente a Ceschini Consultoria está pronta para atender e entregar.

 

Esses trabalhos são realizados de forma independente? Ou são integrados?

Os trabalhos podem ser independentes ou integrados.
Como já lhe disse, no trabalho em rede eu posso entregar uma logo, um site, um e-commerce que serão desenvolvidos por meus parceiros, ou a comunicação completa on e off-line.

 

Pelo que eu vi no seu site, você atua com clientes de diferentes segmentos. O trabalho da Ceschini é bem amplo?

Sim, graças a Deus é bem amplo. Nossos clientes são da área médica, de bem-estar, de móveis planejados, de cadeiras para empresas e igrejas, empresa de estruturas metálicas, fabricação e instalação de coifas, área de gastronomia, farmácia veterinária, manicure, entre outros.

 

Você tem algum case que gostaria de destacar?

Olha, todos os clientes são importantes para nós, e o que gosto de afirmar sobre eles é que com a comunicação que criamos, as páginas deles têm muito engajamento (pessoas interessadas em saber mais, em conversar com a marca) , pedidos e vendas dos produtos, de pessoas na hamburgueria, de consultas marcadas, etc. Isso é uma soma de bom conteúdo publicado em suas redes e também da parte de investimento em campanhas nas plataformas, pois o orgânico (não pago) hoje em dia é muito difícil de dar bons resultados.

 

Hoje, todo e qualquer empreendimento precisa ter presença digital? E precisa estar presente em todos os campos possíveis: site, Facebook, Instagram.

É essencial ter presença digital e ter um site. E um detalhe que gostaria de frisar para nossos leitores é que o alcance com a comunicação digital é infinitamente maior de público e o investimento é menor que qualquer outra mídia. Mas, reforço aqui que as mídias offline são de extrema importância também e devem sempre trazer os ícones das redes em que a marca está presente.

 

E muita gente tem um canal digital, mas não tem alguém especializado para atualizar. Geralmente, o próprio dono do negócio é quem faz. Mas, como você vê a importância de ter uma pessoa especializada para esse trabalho? Que diferenciais que a Ceschini tem que o próprio dono do empreendimento não tem?

Os primeiros diferenciais são tempo de dedicação e estratégia. O que acontece normalmente é que o dono conhece bem o seu negócio, mas não está ligado no desejo e comportamento do consumidor, e criam suas redes sociais só como uma vitrine digital, não se atentam ao atendimento, ao tipo de comunicação que vai oferecer.

Nós entregamos estratégias, conteúdo com foco no consumidor, criamos campanhas que trazem resultado e entregamos um relatório mensal de como foi essa performance mês a mês.

 

Você atende clientes só de Araraquara?

Não, atendemos clientes de outras cidades e estados também, principalmente em soluções como artes, sites, e-commerce, mas com social media também.

 

E Araraquara não é uma cidade tão grande ( outras do Estado de São Paulo são bem maiores). Por que decidiu continuar apostando em um negócio na cidade? Por que vale a pena empreender em Araraquara?

Primeiramente porque é minha cidade. Amo Araraquara e sou grata a tudo que eu, meu marido e meu filho conquistamos aqui. E segundo porque como trabalho com o digital, não preciso necessariamente estar fora daqui para trabalhar, as exceções são as viagens para reuniões de prospecção, atendimento ou entrega de relatórios e visitas para definir ações para o próximo mês.

 

E o mercado digital muda muito, várias vezes no ano, por exemplo. Como você imagina que estará daqui um ano (qual rede maior, como os clientes vão se posicionar, quais as tendências)?

Ahh, isso é bem interessante. E um ano é muito para o digital, as mudanças acontecem em dias, semanas e meses. Sempre surge plataforma social nova, as mais em evidências agora além de Facebook e Instagram, são o Pinterest (rede de imagens e vídeos) e o TikTok (um aplicativo de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos) , além da inteligência artificial e realidade aumentada que já estão sendo usadas em pontos de venda, em anúncios e outras ações.

 

E como você imagina a Ceschini daqui um ano? Qual o seu maior objetivo?

Eu imagino que a gente continue acompanhando e oferecendo as tendências em comunicação para nossos clientes, sempre com excelência, com um time maior e com um leque maior de serviços.

Meu objetivo é continuar tendo oportunidade de oferecer meus serviços para os mesmos clientes, expandir ainda mais meu quadro de clientes e acompanhar as mudanças da comunicação.

LEIA TAMBÉM
+ Edna Lins: a youtuber de Araraquara que não está nem aí para o preconceito
+ Professor de Araraquara cria canal no Youtube sobre literatura
+ Perfil no Instagram é lançado para unir “crushes” em universidade de Araraquara

Serviço
Ceschini Consultoria
Local: Av Sete de Setembro, 371 – na Global Labs (coworking em Araraquara).
Site: http://www.ceschini.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/ceschiniconsultoria
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/ceschini-consultoria
WhatsApp Business: (16) 99619-5691
e-mail: contato@ceschini.com.br ou marcia@ceschini.com.br

Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *