Colunistas

Coluna Del Freitas: Vamos falar sobre gordofobia?

Confira mais uma coluna da Del Freitas

gordofofia cantora lizzo

A cantora Lizzo é militante contra a gordofobia

Vivenciamos diariamente a valorização da imagem.

E essa imagem tem padrões inalcançáveis e com sérias consequências.

Trazendo a insatisfação (quem consegue atingir o padrão?), ela leva as pessoas ao consumo e à movimentação do nosso sistema capitalista.

Todos, de alguma forma, sofre ou já sofreu alguma pressão estética.

As mulheres sempre acabam sendo mais impactadas por esse contexto de uma sociedade que as tratam como produtos de consumo.

A gordofobia é o preconceito com as pessoas gordas, devido a um padrão de beleza imposto pela sociedade que pode se manifestar de diversas formas.

As mais enraizadas na sociedade são a ridicularização e a desumanização das pessoas gordas por meio da consideração do corpo gordo como doente e do corpo magro, como saudável.

Recorrente a toda essa realidade que o sistema capitalista nos mostra, nos deparamos com o corpo que temos – e o que deveríamos ter segundo os padrões exigidos pela sociedade.

É tipo Expectativa x Realidade.

Onde surge a pressão estética, surge uma pressão social propagada pela mídia, que leva às pessoas a se sentirem insatisfeitas com seus corpos, sempre procurando se encaixar em um padrão (desde que esse padrão não seja o gordo).

“Deus que me livre ser gorda, né?” Não.

Todo mundo tem medo de ser gordo, sofrer ofensas, ganhar “apelidinhos”, sem contar a realidade temos do mundo dos gordos, pois faltam acesso a equipamentos públicos, como catracas de ônibus e macas de hospital.

Também faltam numerações de roupas e de mobiliário, temos menos oportunidade de empregos, muitos produtos na mídia com discursos de ódio ao sobrepeso, entre outras coisas.

Mas preste atenção: você pode ser aquilo que quiser a partir do momento que se sinta feliz com você mesma.

O mundo tenta todos os dias nos fazer aceitar situações e fazer com que aquilo que sofremos seja normal, mas vai de você fazer destas situações oportunidades de se aceitar, se respeitar e se amar como você quer ser.

LEIA TAMBÉM
+ Araraquara terá feira com tudo para os bebês!
+ Sesc Araraquara terá Festival da Literatura
+ Dúvidas e curiosidades sobre os cinemas de Araraquara
+ Coletivo Brasil faz parceria com artistas de Araraquara

Delmaria tem 24 anos, é dona do próprio corpo e está muito feliz com ele. Formada em Técnica em Publicidade e graduanda de Marketing e Propaganda, trabalha no Hospital Estadual Américo Brasiliense, onde é responsável pelo Marketing Institucional. Del é Miss Morada do Sol Plus Size. Miss? Sim, Miss. Tem dois canais de comunicação, onde passa suas ideias e o que acredita no amor próprio e na aceitação. Seu objetivo é mostrar para o mundo um outro lado dos padrões impostos pela sociedade e que precisamos de amor. Ela acredita que não exista um manual para que você acorde se amando, mas existem maneiras de amar cada pedacinho seu. Ela escolheu ser amada e não rotulada!

Email: delmaria.afreitas@gmail.com



Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *