Colunistas

Coluna Eloísa Helena: Novidade, aprofundamento, atualização…

Confira mais uma colaboração da psicopedagoga de Araraquara

psicopedagoga eloísa helena

Foto: Rafael Pereira/Eloísa Helena

Você sabia que o Psicopedagogo é um dos profissionais que vive estudando?

É uma profissão que está em constante movimento. São Congressos, Especializações, Testes, Jogos, Cursos, Publicações…

Algumas pessoas pensam que é só se formar e pronto! Acabou. Ledo engano…

Não acaba nunca. Cada dia sai um estudo novo, um teste novo, um jogo novo e temos que estar sempre em formação e constante atualização.

Sabe aquela coisa do GPS “recalculando a rota”… Então, somos nós.

Não apenas os psicopedagogos, mas todo profissional da área da educação e saúde, deve se atualizar sempre que possível.

Cada aprendente é único, com suas questões específicas, com sua forma de aprender e de perceber o mundo.

Cada criança que entra no consultório é uma vida nova, um mundo novo de possibilidades. Estar atualizada e atenta é questão primordial para ter mais possibilidades de acertar no diagnóstico e na intervenção.

Claro que a experiência nos proporciona muitas pistas. Mas ainda é pouco! Temos que estar em constante estudo, em constante pesquisa para poder utilizar a ação mais adequada para cada indivíduo.

No final de Setembro estive no I Congresso Luso-Brasileiro de Transtornos de Aprendizagem, na cidade de São Paulo. Foram três dias de muito aprendizado e muita troca.

Quanta novidade nas pesquisas e na forma de percepção e abordagem do assunto. As questões visuais que podem confundir na hora da avaliação, as questões neurológicas, genéticas, enfim. Uma riqueza só poder participar e estar atenta a estas questões.

Nomes renomados ensinando, apresentando as pesquisas e seus resultados, dando dicas, foi muito rico e importante.

O profissional volta com gás novo e revitalizado. Cansado, mas revitalizado e pronto para dar continuidade ao seu trabalho incansável.

Pode parecer fácil, porém, para cada aprendente numa sessão de 50 minutos, são horas de preparação antes, correção e interpretação depois. Mas é tão prazeroso pesquisar, estudar e refletir sobre cada um deles! Que vale muito a pena!

E você, tem que fazer muita reciclagem na sua profissão?

Escrevam o que estão achando dos textos, se têm alguma dúvida, um assunto que gostariam de ver abordado nesta coluna. Vamos construir juntos?

eloísa helena psicopedagoga colunistaEloísa Helena de Oliveira é Psicopedagoga, Pedagoga – especialista em Docência da Educ. Infantil e Arte Educadora. Atua na área da Educação e Proteção Básica há de 13 anos. Ministra cursos de arte educação para professores. Finalista do Prêmio Itaú-Unicef/2013 (categoria médio porte), como Coordenadora de Projeto voltado para crianças com dificuldades de aprendizagem, em Matão-SP. Atualmente, se dedica ao atendimento de crianças e adolescentes no consultório de Psicopedagogia em Araraquara.

Contato: @eloisahelenapsicopedagoga
facebook.com/eloisahelenapsicopedagoga

Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *