Colunistas

Coluna Érica Alexandre: Abre Caminhos

Agora, a araraquarense Érica Alexandre também é colunista do Comunica Araraquara e trará, todo mês, reflexões e textos sobre racismo, empoderamento negro e muito, muito conhecimento!

Foto: Grazielle Matos

Bom dia Brasil, boa tarde Namíbia!

Axé1, Namastê2, Salaam Aleikum3, Shalom4, ou seja qual for a sua fé, seja bem-vindo!

Começo este novo capítulo saudando nossa ancestralidade e tudo que nos fez chegar até aqui. Afinal, sem passado não há como existir presente ou focar em construir um futuro. Que a luz que me guia possa também te guiar.

A proposta é fazer desta, a coluna mais afro que Araraquara e região já viram. Quero contar histórias, falar de amor, de luta, fé, beleza… Enfim, falar sobre tudo que nos cerca.

“Mas então, esta coluna será somente para pessoas negras, Érica?” Esta coluna, mais que um texto militante negro, será um elo, um referencial para negros, um guia prático de empatia para não negros e um assunto a mais para racistas, ou seja, é para todxs!

Vivemos tempos difíceis, onde fala-se de Ubuntu5 e pratica-se o ódio – também temos que falar disso.

Quero lhes apresentar um mundo para além da escravidão e além do racismo; e citando Aláfia: “Nós estamos além deste mapa, não cabemos na tua ampulheta, não vestimos tão pouco esta roupa. Nossa ‘rapa é muita treta’” 6.

Laroyê7 meus queridos, até breve!

1 – Termo Yorubá/Saudação que significa: energia, poder, força
2– Saudação de origem Sânscrita que significa “O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você”
3 – Saudação Muçulmana que significa “Que a paz esteja sobre vós”
4 – Palavra Hebraica/ Saudação cujo significado é: paz, harmonia, bem estar.
5 – Filosofia africana que significa em outras palavras, “Sou o que sou pelo que nós somos”
6 – Trecho da Música “Salve Geral” da Banda Aláfia.
7- Saudação Yorubá pedindo proteção espiritual.


Érica Cristina Alexandre dos Santos, é araraquarense, casada, bacharel em Turismo e Hotelaria e organizadora de Eventos, cerimonialista. Érica também é turbanista (realiza oficinas gratuitas de turbantes para todos os públicos), professora de Técnico em Organização de Eventos e Técnico de Camareira e colunista do Comunica Araraquara. É do Amém, do Axé e do Namastê. E como diria Jorge Bem: “Abençoada por Deus e bonita por natureza”.

Contato: erica.alexandre23@gmail.com