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Coluna Raquel Angelo: A importância das águas no inverno

Em sua segunda coluna, a nutricionista Raquel Angelo, de Araraquara, fala sobre a importância da ingestão da água mesmo no inverno

água saborizada no inverno

“Olá caros leitores, tudo bem ?

Hoje vamos falar sobre a importância de consumir água no inverno.

Beber água no inverno é tão importante quanto em qualquer estação do ano. A diferença é que com o clima mais friozinho, acabamos esquecendo de beber, por não sentirmos tanta sede. Mas precisamos sim, ficarmos atentos em relação a isso, pois é muito importante consumir a quantidade ideal para nosso organismo que seria aproximadamente cerca de 1,5L a 2,0 L por dia.

Não consumir essa quantidade pode trazer sérios problemas para saúde. A água ajuda manter a nossa beleza, nos cabelos, unhas, pele e, inclusive a evitar celulite. Além do mais, é a bebida mais pura que existe no mundo e pode ser consumida sem preocupação. Ela ajuda na digestão, mantem a pele sempre hidratada, libera toxinas no organismo, evita inchaço, regulariza o intestino e complicações renais.

No inverno é normal trocarmos água por bebidas mais quentes, como chá, café, achocolatado e cappuccino, entre outras opções, por causa da baixa temperatura. Nesse clima, as bebidas quentes nos proporcionam uma sensação de bem-estar e prazer, é por isso que realizamos a troca, mas devemos ter consciência em relação a isso.

No inverno, a perda de peso é maior no que nos climas mais quentes, porque temos um gasto aumentado de energia para manter a temperatura corporal ideal e com isso costuma-se eliminar mais líquido, portanto a importância de se manter sempre hidratado.

Uma dica é sempre consumir água a cada hora, ou deixar uma garrafinha ao lado da sua mesa de trabalho, ou na sua vista, para sempre lembrar de beber. E para aqueles que não gosta, uma opção seria água saborizada, além de ser deliciosa e ter uma aparência linda, vai te ajudar a ficar sempre bem hidratado.

E vocês sabiam que sentir sede é um sintoma de estar começando a ter uma desidratação corporal? Portanto a sede é um aviso do seu organismo. A água é boa para manter a parte cerebral em ordem, além do funcionamento do corpo humano. Sem água e oxigênio não há vida ”

Receitas de água saborizada

Água de melancia
Para preparar sua água de melancia, despeje em um pote de vidro 5 ou 6 cubos desta fruta. A quantidade de frutas a ser utilizada depende do tamanho do frasco e da intensidade do sabor desejado. Para um efeito refrescante, coloque algumas folhas de hortelã. Deixe a fruta descansar na água por algumas horas na geladeira antes de servir.

 

 

 

 

 

 

 

 

Água de morango
Escolha morangos orgânicos para preparar esta deliciosa água com sabor natural. Para 1 litro de água use 5 morangos frescos e você pode adoçar, se quiser, com algumas folhas de estévia. Deixe repousar a água de morangos em um pote de vidro bem tampado, na geladeira durante todo o dia ou durante a noite até que a água adquira a cor rosa. Retire os morangos e sirva. Os morangos, bem como as outras frutas, não devem ser jogados fora. Use-os em outras receitas, como por exemplo em saladas de frutas ou para decorar os copos.

 

 

 

 

 

Água de limão e gengibre

Para um litro de água, coloque meio limão cortado em fatias finas e um pedaço de raiz de gengibre fresco. Deixe descansar na geladeira por no mínimo uma hora antes de servir.”

 

 

 

 

Quem faz a coluna?
Raquel Angelo tem 29 anos e sempre foi apaixonada por nutrição. Formada seis anos, hoje ela atua na clínica Sense, de Araraquara, auxiliando na reeducação alimentar de seus pacientes. No Comunica Araraquara, uma vez por mês, ela dará dicas de alimentação aos leitores.
Contato: raquel_angelo8@hotmail.com