CulturaNegócios

Conheça a escola CTRL+Play, novidade em Araraquara

A escola está presente em 36 cidades do Brasil

Você sabia que existe uma escola de programação em Araraquara?

Inaugurada em junho deste ano, a Ctrl+Play está presente em outras 36 cidades e é dedicada a ensinar programação e robótica para crianças e adolescentes.

Com cursos que duram de 1 ano e meio a 2 anos, o local é pioneiro no segmento em Araraquara e possui diferentes opções a seus alunos.

São aulas que oferecem conhecimentos de eletrônica, robótica, lógica, programação e vídeos.

A nossa equipe conversou com Larissa Resende, proprietária da escola de programação em Araraquara, que comentou mais detalhes sobre o empreendimento e faz um convite especial para as estudantes: “Mostrem sua força e sua inteligência, meninas!!!”

Confira:

escola de programação em araraquara

Como surgiu a ideia de abrir a Ctrl+Play em Araraquara? E quando a escola foi inaugurada?
A ideia da Ctrl+Play em Araraquara surgiu de uma mistura de acreditar no conteúdo que a proposta da escola oferece, vontade de empreender e oportunidade de juntar pontos profissionais e pessoais.
A escola foi inaugurada dia 1º de junho deste ano, mas já estávamos estudando e planejando a abertura quase uma ano antes.

Você é proprietária da escola em Araraquara? Você é araraquarense?
Sim sou a proprietária da unidade de Araraquara.
Não sou Araraquarense, mas frequento a cidade há tempos. Mesmo não sendo da cidade, acredito nas boas vindas que a cidade dá à novidades que ajudem a impulsionar o futuro.

A escola ensina programação para crianças e adolescentes, correto? É ensinado o básico de programação, como é isso?
Programação é utilização de linguagens específicas (códigos) de computadores e dispositivos eletrônicos para serem controlados e mostrarem uma interface (tela, luzes piscando, etc) para quem está utilizando o sistema.
Praticamente tudo envolve programação e nós muitas vezes não nos damos conta.
Seja do controle remoto que abre o portão da casa, até celulares, carros e casas inteligentes.
Existem várias maneiras de apresentar este mundo virtual.
Para crianças (kids) e adolescentes (teens) começamos com programação em blocos, que são mais fáceis de lidar e aos poucos, conforme vão evoluindo e se adaptando, apresentamos a linguagem de programação como ela é, o código por trás de tudo.
Para os adolescentes mais velhos (young) começamos num ritmo mais puxado, já apresentando linguagens usadas no mercado.
Pois se um jovem de 15 a 16 anos chega em nossa escola já falando que quer seguir a área de programação ou design de jogos, a grande maioria já conhece alguma coisa e podemos prepará-lo melhor para o mercado de trabalho.

escola de programação em araraquara

E quais as vantagens para a criança?
São várias as vantagens. Estimulamos o raciocínio lógico, que auxilia na tomada de decisões e conhecimento espacial (localização e formas). E o conhecimento da programação também auxilia na área das exatas, então ajudamos a vida deles em matemática, física e química.
Nossas aulas, também acabam por dar uma ajuda no Inglês também, pois ensinamos o Inglês técnico que é utilizado para a criação dos códigos.
É comprovado por pesquisas que quase ⅓ das profissões existentes hoje irão desaparecer, devido a tecnologia.
Então vamos deixá-los prontos para um Futuro Digital para que, quando forem escolher uma profissão, já estejam mais preparados, seja para ser médico, veterinário, advogado, engenheiro, qualquer que seja a escolha.
Saber programar é um diferencial, muitos países desenvolvidos, como China, Japão e Estados Unidos já possuem aulas de programação dentro das escolas.
Muitas escolas no Brasil oferecem em sua grade a “robótica” para seus alunos.
Gostamos de comparar estes cursos com o inglês, quando começou a ser ensinado nas escolas 30 anos atrás.
Naquela época, muitos falavam: “Ah! Eu já tenho inglês na escola, não preciso aprender mais, já que não quero trabalhar na área.”
E o que aconteceu? As escolas particulares de idioma foram surgindo e mostrando a importância de se falar mais do que o idioma nativo. O mesmo acontece com a programação.

escola de programação em araraquara

Quantos cursos a escola oferece? Pode comentar sobre alguns deles?
Temos vários cursos. Vou falar sobre os principais:

– Ctrl+Kids (7 a 9 anos): início do conhecimento ao mundo da programação e da robótica de maneira lúdica e divertida. Utilizando placas eletrônicas, desafios e es mulando a criatividade.

– Ctrl+Teens (10 a 13 anos) começamos com desafios de lógica e programação em blocos, passamos para robótica, desenvolvimento de games 2D e 3D com programas utilizados no mercado de trabalho. Aos poucos vamos introduzindo as linguagens de programação avançadas.

– Ctrl+Young (a partir de 14 anos) aqui o adolescente já começa programando em linguagens avançadas, utilizadas no mercado de trabalho e vai aprendendo a criar jogos, aplicativos e sites cada vez mais complexos.

– Video Maker (a partir de 10 anos), se perguntar hoje os jovens querem ser Youtubers e Digital Influencers, então por que não ensina-los a criar conteúdo com qualidade e responsabilidade? (vamos inaugurar nosso estúdio até Outubro)

– Robô-Maker (a partir de 13 anos) conhecimentos de eletrônica, mecânica, robótica e IoT (Internet das Coisas) mais avançadas para já prepara-los para o futuro e também para competições de robótica.

Também temos cursos rápidos que ensinam a criação de jogos ou a introdução à robótica.

E cursos específicos para os “jovens de mente e experientes de tempo”, no Ctrl+Senior ensinamos os curiosos que sofrem com as novas tecnologias a desde de ajustar um celular até realizar pequenas programações em um tablet.

escola de programação em araraquara

Quanto tempo duram, em média, os cursos?
Em média os cursos duram de 1 e meio a 2 anos, sendo divididos em módulos que têm a duração de até 6 meses cada um.

Quem ver interesse em conhecer melhor, pode agendar uma aula experimental, correto?
Sim! Temos uma Oficina de Games, gratuita. Nela, a criança ou adolescente passa por uma série de desafios lógicos e cria seu primeiro game.
Esta oficina também serve para nosso time avaliar os conhecimentos do nosso futuro aluno, assim podemos indicar qual o melhor curso para ele ingressar.

É a primeira escola deste segmento em Araraquara?
Sim somos a primeira.
Muitos confundem pensando que ensinamos informática (como mexer no computador) ou realizamos cursos simples do assunto.
O que não é o caso em nenhum deles. Neste segmento específico de ensinar programação e robótica somos a primeira.

escola de programação em araraquara

No total, quantas Ctrl + Play existem no Brasil?
Estamos presentes em 36 cidades no Brasil, de Porto Alegre a Manaus.

E você percebe que está crescendo o interesse das meninas pela robótica e programação? Ou ainda são mais os meninos que procuram os cursos?
A maioria ainda são meninos, pois há um apelo principal para eles, seja no mundo dos games, nos filmes mostrando engenheiros, hackers ou cientistas.
Meninas na área de programação e robótica são raras e preciosas, como eu sempre reforço, pois normalmente elas têm uma maneira diferente de resolver o problema ou de expressar a criatividade.
O que é estranho é o fato de que as mulheres que começaram tudo isso!
A primeira linguagem de programação foi desenvolvida por uma mulher, quem controlava os computadores da IBM eram mulheres e quem revisava os cálculos da NASA eram as mulheres.
Em que ponto isso passou a ser prioritariamente “coisa de menino”?
Sou engenheira de Automação e sei o quanto as meninas/garotas/mulheres são raras e até desmotivadas a seguir nesta área.
Mostrem sua força e sua inteligência, meninas!!!

Quais os principais objetivos da escola como empresa?
Como empresa prezamos pela inovação e criatividade. Nossa metodologia e estrutura buscam abrir um espaço de construção e incentivo às novas ideias.
Nosso ensino tem por missão contribuir para o desenvolvimento intelectual e pessoal das crianças e adolescentes. Pensamos sempre em:
O que as crianças gostam + O que elas precisam aprender = Cidadão pronto para o Futuro Digital
O mercado de trabalho carece de pessoas bem capacitadas na área de tecnologia, então estamos preparando nossas crianças e adolescentes com um melhor conhecimento.
E por que não fazer isso de uma maneira divertida e que eles possam aproveitar e criar os próprios projetos também?

LEIA TAMBÉM
+ Mesmo em tempos de Netflix, locadora de Araraquara resiste!
+ Loja de Araraquara oferece calçados veganos e ecológicos
+ Confira o bate-papo com a araraquarense Jana Rosa
+ Feira de Livros segue no Shopping Jaraguá

Serviço
Ctrl+Play – escola de programação em Araraquara
Local: Av. Mauá, 374, Centro
Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 9h às 18h.
Telefone: (16)3461-882 e (16) 9 9376-884
Facebook: https://www.facebook.com/escolactrlplayararaquara/



Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *