Cultura

Inédito: cortejo junino reúne blocos na praça de Araraquara!

O Cortejo Junino PhUÁ da Luz Junina será realizado no dia 29 de junho, na Praça da Independência. Veja como curtir e aproveitar!

cortejo junino araraquara

Os araraquarenses poderão curtir uma novidade e tanto neste mês de junho! É o cortejo junino PhUÁ da Luz Junina, que será realizado no dia 29 de junho na Praça da Independência, a partir das 18h.

O cortejo junino é uma iniciativa dos blocos Petit PhUÁ e Cordão da Luz Divina, já tradicionais no carnaval araraquarense, e que agora chegam no mês de junho para celebrar os santos juninos com um cortejo, ao som de forró. Democrática, a festa é aberta a todas as pessoas e idades.

Weber Fonseca, idealizador do projeto e do bloco Petit PhUÁ, conta que a ideia do cortejo surgiu das festividades de São João na Bahia, em especial na “Turma do Pau Aceso”, de Mucugê, na Chapada Diamantina. “Lá, o cortejo acontece na véspera de São João. O estandarte passa de casa em casa, onde cada morador serve o público com licor de fruta da estação e amendoim cozido.”

Programação
A concentração está programada para às 18h e o forró terá início às 19h, seguido pelo cortejo dos blocos, às 19h30. “O cortejo é diferente de uma festa ou quermesse. Trata-se de um desfile onde os estandartes de cada bloco conduzem o público pela praça, dançando e celebrando os santos e a festa”, explica Weber.

Ainda, ele lembra que “a gente associa muito a festa junina com comidas. Na Bahia é muito interessante o valor que eles dão para outros elementos como a festa em si, cortejos, danças, os símbolos, a fogueira, os trajes… o PhUÁ da Luz Junina vem para resgatar o patrimônio cultural que é a festividade junina, por isso o foco no cortejo”.

LEIA TAMBÉM
+ Confira a programação completa da Feira do Meio, que rola neste sábado (8) em Araraquara
+ 4 exposições disponíveis em Araraquara que merecem sua atenção!
+ Cine Center Lupo traz Festival Francês para Araraquara!

Ocupando espaços públicos
A ideia é ocupar os espaços públicos e fazer a maior festa, como explica Juliano Machado, da organização do Cordão da Luz Divina. “Nada melhor do que dois blocos já tradicionais de Araraquara se juntarem pra ocupar as praças e as ruas da cidade. Petit PhUÁ e Cordão da Luz Divina convidando todo mundo pro nosso arraiá!”

Para saber mais informações sobre o cortejo junino PhUÁ da Luz Junina, acesse: https://www.facebook.com/events/1119188901616996/

Ex-masterchef participa de palestra na Universidade de Araraquara

Serviço:
PhUÁ DA LUZ JUNINA – Cortejo Junino
Local: Praça da Independência (Av. 15 de Novembro, entre as ruas 4 e 5 – Centro de Araraquara)
Data: 29 de junho
Horário: concentração a partir das 18 horas
Grátis

Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *