Novidades

Oficina de Vogue é oferecida neste sábado (23) de graça em Araraquara

A Oficina de Vogue que vai rolar neste sábado (23) tem entrada gratuita e será a partir das 14. O workshop é realizado pelo coletivo Casixtranha

Foto: Divulgação

Agora, todos os sábados, o Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ oferece Oficina de Vogue. O curso de dança é gratuito e não é necessário nenhuma inscrição – basta chegar às 14h e participar.

Quem oferece a Oficina de Vogue é Casixtranha, Coletiva de expressão artística de “Araraqueer”. O grupo se utiliza do Vogue como um elemento de intersecção com outras linguagens. O Vogue é uma dança moderna, altamente estilizada, que se caracteriza por posições típicas de modelos e movimentos corporais definidos por linhas e poses. Seu estilo foi popularizado na década de 1980 em festas chamadas Ballrooms (ou balls) e clubes LGBTs nos Estados Unidos.

“A oficina de Vogue está muito além de uma oficina de dança. Vogue é uma dança criada por LGBTs e faz parte da cultura desse movimento. Participar dessa oficina é relembrar a história e valorizar a cultura LGBT”, apontou Filipa Brunelli, assessora municipal de Políticas LGBT.

Vita Pereira, da Casixtranha, lembra que a oficina é mais que uma dança. “É um processo de autoconhecimento e afetos coletivos. Não queremos só dançar, mas fazer da dança uma ferramenta política. O Vogue tem história e resistência de corpas pretas e lgbtqia+. Resignificamos uma cultura que veio de fora e colocamos para a nossa corpa transviada”, comentou.

A Oficina de Vogue deste sábado será a segunda, de uma série que ainda será realizada. De acordo com Vita, no primeiro encontro foi realizada uma apresentação da história do Vogue e cultura ballroom.

LEIA TAMBÉM
+ Feira do Meio reúne 30 expositores neste sábado (23) em Araraquara
+ Cobertura show Liniker no Sesc de Araraquara
+ Coluna Érica Alexandre: A Simplicidade do Empoderamento

“Conhecemos também as bases da dança, o carão, o olhar de afirmação e empoderamento”, complementa. Ela conta que a oficina tem como proposta apresentar um espetáculo construído pela Casixtranha em conjunto com as pessoas que participam das oficinas. “O espetáculo será um produto da oficina. Queremos ocupar com muito close e resistência diversos espaços da cidade. Somos plurais e qualquer corpo é bem vindo para se jogar na dança”, afirmou.

As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.

Serviço
Oficina de Vogue com Casixtranha
Local: Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ (Avenida Espanha, 536 – Centro)
Data: aos sábados
Horário: 14 horas

Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *