Cultura

Rolêfeira: Edição de Natal” reúne mais de 70 expositores em Araraquara

Feira gratuita será realizada neste domingo, dia 16, e traz programação paralela

Foto: Maiara Di Franco Fotografia

A RolêFeira – uma feira que reúne empreendedores e produtores locais visando uma economia criativa, colaborativa e sustentável ativa – chega à sua 11ª edição neste domingo, 16 de dezembro, das 15 às 22 horas na Praça do Faveral.

Com entrada gratuita, o evento que tem o apoio da Prefeitura de Araraquara – por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Fundart e Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico (via a Coordenadoria do Trabalho e Economia Criativa e Solidária) – tem a proposta de ter um meio acessível para todos, livre de preconceito de raça, etnia, orientação sexual e travas da sociedade, vinculando arte e cultura.

Assim, com uma feira ampla e diversificada, a RolêFeira explora diversos segmentos de expositores e atividades. Nesta edição a feira vem com a proposta de fomentar um Natal com compras mais conscientes e fortalecer a economia local e regional, trazendo mais de 70 expositores com trabalhos em diversos seguimentos, como: cosméticos, moda, artes, ilustrações, quitutes, decoração, acessórios, prestação de serviços, bebidas, decoração e outros.

Além das exposições, a feira conta com uma programação para envolver os visitantes no dia. Às 16 horas acontece a Oficina de Filtro dos Sonhos que será ministrada por Hermano Porto. A oficina é gratuita e tem vagas limitadas, as inscrições são via formulário: https://goo.gl/forms/27JTDJYuYEFrFGLc2.

Entre as 17h30 e 18h30, a representante da editora Letraria.net, Fernanda Messi, inicia uma contação de história para crianças do livro “A mala maluca da vovó Zenilda”, de Ellen de Paula Moreira Abreu – professora alfabetizadora e autora do livro.

De forma itinerante, percorrendo a feira toda, às 19h30 entra a apresentação do Núcleo de Dança do Ventre Al Fayun, junto ao bailarino convidado Gledson Galhard.

Depois, a partir das 20 horas, acontece show ao vivo com Morgana Kurmann, dentro do projeto musical Vintage Pop. Morgana neste trabalho apresenta hits do pop internacional de várias épocas, interpretados com diferentes arranjos e versões. No repertório: Alanis Morissette, Amy Winehouse, Norah Jones, Maroon 5, Ed Sheeran, Beatles, Madonna, Michael Jackson, Urythmics, Queen, The Doors, Janis Joplin.

A RolêFeira conta também com um projeto de revitalização da quadra da praça, através de artes e grafite, e para essa edição foi convidada uma artista mulher de Bauru para representar o cenário feminino – Ana Ligia Aquino. Ela realizará um live painting (pintura ao vivo), finalizando a revitalização dos muros externos da quadra.

O evento contará com um posto de coleta de alimentos não perecíveis, para a realização de uma ceia natalina comunitária para família em situação de rua e com condições reduzidas que estão cadastradas no projeto Cozinha solidária, em parceria com a Panificadora Via Saudável. Todos estão convidados a colaborarem com a iniciativa, levando um alimento para a doação.

Ainda, a RolêFeira contará, pela primeira vez, com um espaço destinado a dois grupos do Programa de Geração de Renda nos Territórios, realizados pela Prefeitura de Araraquara. O grupo do Jardim Hortênsias estará comercializando artesanato, e as mulheres do Parque São Paulo o sabão caseiro produzido por elas.

A RolêFeira, nesta edição, conta com o apoio da Panificadora Via Saudável e da gente do portal Comunica Araraquara. O Coletivo Rolêfeira é formado por: Fabiana Maciel, Grazielle Matos, Higor Richard Fermiano de Oliveira, Maiara Di Franco, Maria Eduarda Senna Pierri e Thiago Oliveira.

Toda a programação é gratuita. A Praça do Faveral está localizada à Rua Henrique Lupo, próximo ao número 331. Para saber mais do projeto, acesse: a página da feira do Facebook (https://www.facebook.com/rolefeira/?ref=bookmarks) ou o “Evento” (https://www.facebook.com/events/724295257937207/).

Serviço:
RolêFeira
Local: Praça do Faveral (Rua Henrique Lupo, próximo ao número 331)
Data: domingo (16 de dezembro)
Horário: 15 às 22 horas
Grátis