Cultura

Sesc Araraquara terá Festival da Literatura

O evento será em outubro

projeto autoria sesc araraquara

Foto: Preta Rara e Xico Sá alguns participantes

O Sesc de Araraquara terá, em outubro, um verdadeiro festival da literatura.

O projeto Autoria é um encontro entre leitores e escritores, com bate-papos e a presença de mais de 15 escritores.

O objetivo é apresentar ao público a diversidade da literatura e sua presença como parte do nosso dia a dia.

Em sua primeira edição, o Autoria conta com a presença de escritores brasileiros cujas obras se dedicam a gêneros como romance, crônica, biografia, estórias, rimas, rap e pesquisas.

Além das atividades que serão realizadas no Sesc Araraquara, os estudantes da rede pública municipal terão a oportunidade de participar dessa programação, por meio de atividades que visam a incentivar a formação de novos leitores.

Com este projeto, o Sesc reafirma seu compromisso com o fomento e promoção da educação e da cultura, iniciativas estas cujo propósito consiste na edificação de uma sociedade plural e democrática.

A programação é totalmente gratuita e aberta a todo o público.

Programação do Sesc Araraquara

Confira e programe-se!

O Mundo no Black Power de Tayó
Data: 01/10 a 04/10
Horário: a partir das 8h.
Kiusam de Oliveira, multi-artista e escritora, apresenta a contação de história de um de seus livros mais premiados: O Mundo no Black Power de Tayó, que tem como mote o empoderamento da criança negra. As ações serão em escolas públicas e instituições.

Poesia Contra Violência
Data: 01/10 a 04/10
Horário: a partir das 8h.
O poeta Sergio Vaz percorre escolas públicas apresentando seu projeto Poesia Contra Violência. Buscando incentivar a leitura, recita poesias e bate um papo sobre literatura e a importância da escola, da cultura e educação na vida dos adolescentes. As ações serão em escolas públicas e instituições.

Sobre o que os Escritores Conversam Entre Si
Data: 02/10
Horário: a partir das 20h.
Em um encontro entre amigos, Ignácio de Loyola Brandão e Marina Colasanti conversam sobre as dificuldades e prazeres de vidas dedicas à literatura. Retirada de ingressos no mesmo dia, a partir das 11h. Limitado a 2 por pessoa.

Biografando
Data: 03/10
Horário: a partir das 19h.
Nádia Battella Gotlib e Tom Farias escreveram duas biografias sobre importantes mulheres brasileiras: respectivamente Tarsila do Amaral e Carolina Maria de Jesus. Neste encontro, apresentam detalhes sobre a construção de suas narrativas e sobre a impactante trajetória dessas mulheres no mundo das artes plásticas e da literatura. Mediação da pesquisadora Elisangela Santos (CEFET/RJ). Retirada de ingressos no mesmo dia, a partir das 11h. Limitado a 2 por pessoa.

Futebol e Literatura
Data: 03/10
Horário: a partir das 21h.
Os jornalistas e escritores José Trajano e Xico Sá falam das suas carreiras escrevendo sobre futebol, passando pela crônica e pela ficção, apresentando um panorama desse esporte no país, a partir dos seus livros. Retirada de ingressos no mesmo dia, a partir das 11h. Limitado a 2 por pessoa.

Criação Literária
Data e Horário: 04/10, às 14h às 17h
Data e Horário: 05/10, às 9h às 12h
Nesta oficina, a ideia é experimentar a linguagem e as formas literárias por meio de estímulos, como imagens, acontecimentos reais, memórias pessoais e intervenção em textos já existentes, sejam estes literários ou não. Com a escritora Verônica Stigger. Na Chácara Sapucaia. Inscrições na Central de atendimento. Vagas limitadas.

Escritas Queer
Data: 04/10
Horário: 21h
O escritor João Silvério Trevisan e a escritora Amara Moira conversam sobre suas produções, que abordam o Brasil de um ponto de vista LGBTQI+. Retirada de ingressos no mesmo dia, a partir das 11h. Limitado a 2 por pessoa.

A Atual Cena do HQ no Brasil
Data: 05/10
Horário: 13h
Os quadrinistas Camilo Solano (O Fio do Vento, Semilunar) e Danilo Beyruth (Astronauta, Samurai Shirô) traçam um panorama do mercado de quadrinhos no Brasil, desde os avanços dos últimos anos, até os desafios atuais e suas potencialidades para o futuro. Com mediação de Daniel Lopes, do canal Pipoca & Nanquim. Retirada de ingressos no mesmo dia, a partir das 11h. Limitado a 2 por pessoa.

A Literatura Fantástica no Brasil
Data: 05/10
Horário: 16h
Sob o olhar de André Vianco, um autor veterano, e Cecília Reis, uma autora iniciante, a conversa gira em torno dos desafios, as oportunidades e o panorama do cenário de literatura fantástica nacional, com mediação de Karin Volobuef, pesquisadora e professora da Unesp/ FCLAr. Retirada de ingressos no mesmo dia, a partir das 11h. Limitado a 2 por pessoa.

Rap e Literatura
Data: 05/10
Horário: 19h
Preta Rara e Ferréz transitam entre diversos mundos. Transversais em vários sentidos, aqui eles apresentam suas trajetórias e contam histórias que mostram o que é ser brasileiro e brasileira, a partir de um lugar marcado por desigualdades sociais. Retirada de ingressos no mesmo dia, a partir das 11h. Limitado a 2 por pessoa.

Para mais informações, acesse o site do Sesc Araraquara: https://www.sescsp.org.br/programacao

LEIA TAMBÉM
+ Moradora de Araraquara cria sebo itinerante na cidade
+ Professor de Araraquara cria canal no Youtube sobre literatura
+ Campanha arrecada mais de 200 livros para creche de Araraquara



Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *