Cultura

Um mês inteiro de atividades! Confira a programação completa do Território da Arte

O Território da Arte de Araraquara começará nesta quinta (9), a partir das 19h e terminará só daqui um mês! Será um mês de atividades gratuitas

Nesta quinta-feira, 9 de maio, será dado o pontapé inicial para o 16º Território da Arte de Araraquara A série de exposições, shows e bate-papos sobre iniciativas culturais será gratuita.

A abertura será na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, às 19 horas, e o tema desta edição é “Conexões Possíveis” com três categorias de exposições: “Fluxos”, “Panoramas” e “Experimentações”.

Confira a programação completa:

Abertura
Na oportunidade será realizado o lançamento do mapa ilustrado “Araraquara de Sidney Rodrigues”, de Lucas Lima. O mapa apresenta um percurso para ser percorrido em Araraquara para conhecer as obras públicas deste grande artista que faleceu o ano passado.

Os músicos Jeff Zambon Scherrer, ao piano, e Kevin Pereira, no violoncelo, irão abrilhantar o evento, que será finalizado na Sala Jean Paul Sartre, às 20 horas, com a mesa redonda “Tradicionalidades e Contemporaneidades”, com a participação de Regina Carmona e os artistas Christophe Spoto, Dr. Evandro Nicolau.

Exposições
São diversas exposições de artistas convidados, selecionados e homenageados na programação, que pode ser conferida de 09 de maio a 09 de junho, nos seguintes espaços públicos: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (saguão térreo, saguão superior, andar superior e Museu da Imagem e Som Maestro José Tescari/MIS) e Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria.

A Casa da Cultura concentra a maior parte das exposições. Christophe Spoto e Evandro Nicolau, juntos, assinam a exposição “Tradicionalidades e Contemporaneidades” no saguão térreo da Casa da Cultura.

No salão superior estará a Sala Especial Acervos Públicos Sidney Rodrigues, com obras do artista homenageado oriundas dos seguintes locais: Pinacoteca Mario Ybarra de Almeida, Arquivo Público Histórico Professor Rodolfo Telarolli, Museu da Imagem e Som Maestro José Tescari (MIS) e Museu do Futebol e Esportes de Araraquara.

No andar superior da Casa da Cultura estará a exposição “Olhares Musicais”, de Vitor Hugo Petroso, selecionado na categoria “Território Experimentações” com suas gravuras inspiradas em instrumentos musicais.

Já a exposição “Cidadão Cotidiano”, com a arte e a história de Luís Henrique Sniffo, apresenta desenhos de retratos de personagens criados por ele, além de contar com textos e relatos do cotidiano dos personagens desenhados. A exposição poderá ser conferida no Museu da Imagem e Som, assim como a exibição de “Anamnese”, de Jonathan Augusto – artista selecionados na categoria “Território Experimentações” com seu vídeo de animação que apresenta obras do pintor surrealista René Magritte.

Ainda, a exposição “Algumas faces de Otavalo”, do antropólogo Fábio Martins – artista selecionado na categoria “Território Panoramas” – estará disponível no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, com as fotografias que retratam os Otavalos, povo ameríndio que habita a cordilheira dos Andes no Equador.

Oficinas
No dia 14 de maio (terça-feira), das 15h às 18h, será realizada a Oficina de “Técnicas Históricas de Pintura e seu uso na arte contemporânea”, com Christophe Spoto, na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa.

A Oficina “Um corpo que desenha: experiências lúdicas “, com Marcela Chanan, acontece no dia 22 de maio (quarta-feira), das 15h30 às 17h30, no Teatro Wallace Leal; no dia 24 de maio, em atividade fechada na Maternidade Gota de Leite, será realizado um workshop de Pintura Gestacional, com Itaiana Battoni, cedo e à tarde.

No dia 06 de junho (quinta-feira), das 17h às 21h, na Casa da Cultura, será realizada a oficina “Conexões Contemporâneas, métodos e processos de criação nas Artes Visuais”, com Lucimar Bello.

Conhecendo a Pinacoteca
Uma visita pelo acervo da Pinacoteca Mario Ybarra de Almeida, localizada na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, está agendada para o dia 16 de maio (quinta-feira), das 15 às 16h30: é a “Conexão Pinacoteca”, com acompanhamento de Rita Michelutti e Julia Gottsfritz.

No dia 28 de maio também haverá Conexão Pinacoteca, porém com início às 19 horas.

Vivência
No dia 18 de maio, sábado, das 10 às 12h será realizada uma vivência educativa no Auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, com a mesa redonda “Visualidades na Maternidade e Paternidade contemporânea”. Participam: Itaiana Battoni, Rodrigo Bueno, Lucas Tannuri, Lívia Dotto Martucci, com mediação de Denise Zakaib.

Do dia 18 de maio até o final do Território da Arte de Araraquara, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade irá apresentar a exposição “Visualidades na/para/da/com a Maternidade e Paternidade Contemporâneas”, com obras de Itaiana Battoni, Rodrigo Bueno, Lucas Tannuri e Lívia Dotto Martucci.

Ambiente digital
De 21 a 25 de maio (terça a sábado), na Casa da Cultura (Sala Jean Paul Sartre), será apresentado o projeto “INPUT- seu corpo, seu click, sua arte”, de Alex Lima. Selecionado na categoria Território Fluxos, “INPUT” é uma instalação em arte digital interativa em audiovisual. O público, ao interagir com a obra, é convidado para um mergulho no ambiente e modificá-lo em sua estética visual e sonora.

Alex Lima realizará o bate-papo “Poética em Ambiente Digital” sobre seu processo criativo no dia 21 de maio, às 19 horas, na Casa da Cultura.

Residência
Na “Residência Artística Casixtranha”, selecionada na categoria “Território Fluxos”, a Coletiva Casixtranha, de 20 a 30 de maio, reunirá na Casa da Cultura, “corpos que estão na base da sociedade e com elas produzir potências artísticas transformadoras”. A residência dialoga com a cultura Ballroom e inclui a confecção de roupas a partir das referências de Bispo do Rosário, artista que compõe as referências sobre “loucura, insanidade e arte no Brasil” e Vicente Perrota, artista trans de Campinas que trabalha com Upcycling (reutilização criativa) e desconstrução de gênero através das roupas. Também, um desfile com o resultado da atividade, deverá ser apresentado no dia 31 de maio, na Praça Pedro de Toledo, das 19 às 21 horas.

Intervenção
Intervenções urbanas com mapeamento afetivo são atrações nos dias 25 e 26 de maio (sábado e domingo), com o Coletivo Ocupeacidade (SP). O grupo apresenta o projeto “Guia da Especulação Imaginária”, das 12h às 18 horas.

Lambe-Lambe
A artista Liz Under, no dia 01 de junho (sábado), das 9h às 12 horas, realiza uma exposição pública no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, resultado do workshop que será ministrado por ela. O projeto foi selecionado na categoria Território Panoramas.

No período de 03 a 07 de junho (segunda a sexta), das 15h30 às 17h30, será apresentado o projeto Performanciã, com Marcelo Asth (RJ), na qual o público alvo é a terceira idade com a Oficina “Camadas”, com lambe-lambe, adesivo e stencil na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa no Teatro Wallace Leal . E no dia 08 de junho (sábado), das 9 às 11 horas, nos muros da Casa da Cultura, será efetuada a intervenção urbana do projeto, aberto a todos interessados.

Seminário
O seminário “Conexões Possíveis: arte, educação e contemporaneidade” está na agendado para o dia 07 de junho (sexta-feira), no Auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, das 9h30 às 17h30. A programação contará com: palestra de abertura “Com_sequencia@arte.br”, com Mayra Laudanna, docente do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (10h); mesa-redonda “Artes Visuais no dia-dia de professores, de artistas e de curiosos”, com Lucimar Bello, Christiane Tragante e mediação de Livia Dotto Martucci (14h às 15h30); e mesa-redonda “Arte e educação: diálogos possíveis”, com Ana Angélica Medeiros Albano, Paulo Henrique Lorenzeti e mediação de Rita Michelutti (16h às 17h30).

Encerramento
A 16ª edição o Território da Arte de Araraquara se encerra no dia 09 de junho (domingo), com um evento comemorativo no Espaço Cultural Plant Art. Das 15h às 21 horas será realizado um bazar de novidades – o “Empório do Território – arte e varejo”. Um show com Márcio Rocha e convidados integra a programação.

LEIA TAMBÉM
+ Coluna Tatiana Rodarte: Uma carta pra você, menina
+ Coluna Del Freitas: Às vezes é preciso conversar com você mesmo!
+ Coluna Érica Alexandre: Turbantes – Uma História além da Moda

Para saber mais informações sobre o Território da Arte de Araraquara, acesse: http://www.araraquara.sp.gov.br/

Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *