Cultura

A importância dos universitários no combate ao Coronavírus em Araraquara

Veja as iniciativas realizadas pelos alunos e professores da cidade

coronavirus universidades araraquara

Foto: Unsplash

Universitários do mundo todo se uniram aos profissionais da saúde para combater a proliferação do novo coronavírus.

São pesquisas, confecções de produtos e auxílio em testes, entre outras medidas, que estão sendo tomadas há semanas para diminuir o número de casos no Brasil.

Um exemplo disso é o trabalho que está sendo desenvolvido na Universidade de Minas Gerais (UFMG) com o estudo de um novo teste para diagnosticar a Covid-19.

O Rede Vírus, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem a vantagem de ser realizado de forma massiva, tornando-se mais acessível.

Outra iniciativa vem do Rio de Janeiro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que também atua na mesma linha, no desenvolvimento de um teste mais rápido e barato.

Aqui em Araraquara, alunos, universidades e pesquisadores também estão empenhados no combate ao novo Coronavírus. Veja só!

Universidade de Araraquara

Na última quinta-feira, dia 2 de abril, foram entregues à Santa Casa de Araraquara as primeiras máscaras de proteção desenvolvidas, por meio de impressão 3D, pelo Núcleo de Tecnologias Tridimensionais do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara.

Os equipamentos foram desenvolvidos por docentes/pesquisadores e alunos, e destinados a profissionais da saúde que atuam no atendimento a pacientes contaminados ou com suspeita de contaminação pelo coronavírus.

O coordenador do PPG, André Capaldo Amaral, relata que o diretor geral e administradores do hospital “ressaltaram a importância desses dispositivos para que as equipes se mantenham protegidas, e aguardam a continuação do nosso projeto, para que uma maior quantidade de profissionais que estão envolvidos com os atendimentos possa ser beneficiada pelas nossas máscaras”. “Foi uma emoção muito grande perceber que o fruto de pesquisas, dedicação e envolvimento, que é peculiar à nossa instituição, pode contribuir mais ainda com a sociedade de Araraquara e da região, e é isso que nos move”, diz.

As informações são da assessoria de imprensa da Uniara.

coronavirus em araraquara

Auxílio nos testes

Outro exemplo vem da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara, que fará exames para diagnosticar a Covid-19, a partir desta sexta-feira, dia 3 de abril.

A Prefeitura já entregou os kits para os testes de Coronavírus ao Laboratório de Imunologia Clínica e Biologia Molecular do Departamento de Análises Clínicas da FCL, que fará a análise das amostras de pacientes suspeitos, internados nos hospitais da cidade e no Hospital Regional de Américo Brasiliense.

Com isso, os resultados desses exames serão disponibilizados dentro de um prazo de 24 horas, após a coleta das amostras, o que é extremamente importante no enfrentamento da doença e tratamento dos pacientes.

Vale ressaltar que o laboratório da Unesp foi validado pelo Ministério da Saúde e, dessa forma, os resultados serão oficiais.

Todas as informações oficiais também podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br, bem como nas mídias sociais oficiais da Prefeitura.

coronavirus araraquara

Foto: Claudio Schwarz-Purzlbaum

Doação de álcool em gel e líquido

Ainda na Unesp de Araraquara, alunos, pesquisadores e professores estão produzindo álcool em gel e em líquido no Instituto de Química.

O conteúdo produzido está sendo doado para hospitais, postos de saúde e asilos.

Nas últimas duas semanas, foram produzidos 250 litros de álcool.

Iniciativa do bem

Outra iniciativa é que alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara podem participar da Ação Estratégica “O Brasil conta Comigo”, no combate à pandemia do Coronavírus – COVID-19.

Há diferentes participações a serem destinadas aos estudantes das quinta e sexta séries do curso de Medicina, e últimas séries das graduações de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, e aos demais alunos dos mesmos cursos, de outras séries.

O estudante que tiver interesse, inscrever-se e for selecionado terá vários benefícios pedagógicos, conforme descritos nas Portarias, como aproveitamento da carga horária efetivamente realizada nos trabalhos propostos na carga horária dos estágios obrigatórios – no caso de estarem cursando o Internato em Medicina – ou o último ano nos outros cursos já citados.

Ainda de acordo com as Portarias, haverá remuneração, pelo Ministério da Saúde, para os que forem selecionados para receberem bolsas, nos valores de R$1045,00 para o primeiro grupo mencionado, e de R$522,50 para os integrantes do outro grupo.

Para os interessados, o cadastro está aberto no formulário “Ficha do Aluno”, disponível no sistema “O Brasil conta Comigo – Acadêmico” – http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus -, nos termos do 3.2.3. do Edital nº 4 do MS.

Texto com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araraquara e da Uniara.



Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *