Cultura

Alunos de Araraquara elaboram projeto para incentivar a adoção de animais!

Conheça o projeto “Me Adota”

projeto me adota araraquara

Você já ouviu falar no projeto Me Adota? Este é o TCC de dois formandos do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Dimas Neves Mattos dos Anjos e João Victor Santos Ferreira.

Os estudantes apresentaram o projeto “Me Adota – Unificando as ONGs”, voltado à adoção e ao bem-estar de animais, como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, sob orientação da professora Adeline Gil e coorientação das docentes Grace Lis Proença Meireles Camargo Barreto e Fernanda Ribeiro. O projeto pode ser conferido no endereço http://meadota.net.

“A ideia é unificar as Organizações Não Governamentais – ONGs da região em um só canal para facilitar que as pessoas encontrem esses locais e possam adotar animais ou realizar doação de dinheiro para ajudarem a manter as ONGs. Hoje, o site agrega duas, o Grupo Independente de Proteção Animal e ao Meio Ambiente – Gipama e a Associação Araraquarense de Proteção aos Animais – AAPA”, conta Dimas.

Ele comenta que ambas gostaram bastante da iniciativa. “Pretendemos realizar novas reuniões para deixarmos o site atualizado e tentarmos manter o projeto vivo, além de disponibilizarmos um canal no qual as pessoas que doaram dinheiro possam visualizar que a quantia é utilizada para uma boa causa, o que pode engajar cada vez mais doadores”, destaca.

No início, de acordo com o estudante, verificou-se que “existem muitas ONGs na internet, e que elas têm dificuldade de manter seus sites atualizados”. “Além disso, por existirem vários sites, acabam dispersos. Acreditamos que esse projeto é de grande valia social para a região, uma vez que, ao ajudarmos as Organizações e consequentemente serem realizadas mais adoções, elas podem acolher mais animais de rua”, lembra.

projeto me adota araraquara

O “Me Adota – Unificando as ONGs” está em versão Beta, no entanto, já pode ser consultado, segundo Dimas.

“Estamos testando todas as possibilidades de erros e de logística entre a equipe técnica e as ONGs, e pretendemos lapidar cada vez mais para que, no futuro, o site seja relevante para a região. Começamos com o Gipama e a AAPA, para avaliarmos como será o funcionamento do projeto e, se vingar, pretendemos contatar mais ONGs, no entanto, somente aquelas que pudermos analisar se oferecem um bom trabalho”, diz.

Os interessados na iniciativa podem entrar em contato com Anjos ou com Ferreira pelos e-mails dimasnm.anjos@gmail.com ou joaossferreira20@gmail.com.

O trabalho teve origem na disciplina “Design e Cultura”, ministrado por Adeline, e depois tornou-se TCC. “O desafio proposto aos alunos foi criar um projeto que envolvesse uma mudança de cultura a partir da identificação de um problema, utilizando as bases do design centrado no ser humano. Dimas se propôs abordar o problema do abandono de animais e desenvolveu o ‘Me adota'”, finaliza a docente.

As informações do texto são da assessoria de imprensa da Uniara.

LEIA TAMBÉM

+ Como garantir castração gratuita para o pet

+ Shopping agora permite entrada de pets de todos os portes

+ Em prol da causa animal, araraquarense cria biscoitinhos saudáveis para pets



Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *