Cultura

Incrível! Araraquara tem uma das artes mais altas de toda a região!

A arte está localizada no Shopping Jaraguá e foi realizada pelo artista Jota Aracê

shopping jaraguá araraquara

Foto: Wisley Luiz

No final do ano passado, o artista Jota Aracê e sua equipe foram os responsáveis por desenvolverem a arte mais alta da região!

E quem já passou pelo Shopping Jaraguá, aqui em Araraquara, já deve ter reparado na caixa d’água de 32 metros de altura que foi transformada em uma verdadeira obra-prima!

shopping jaraguá araraquara

Foto: Wisley Luiz

Segundo Julia Müller, Analista de Marketing do Shopping Jaraguá, a ideia surgiu próxima ao aniversário da cidade.

“Queríamos um presente original e pensamos em transformar a nossa caixa d’água em um cartão postal da cidade e para a cidade. Por isso, o pôr do sol, a Igreja Matriz, a Arara… Essa é uma obra de arte a céu aberto que reforça o elo entre o Shopping Jaraguá e a cidade de Araraquara. Procuramos artistas da região de Araraquara e optamos pelo Aracê por causa da temática direcionada às raízes culturais brasileiras. Aracê transita entre retratos, elementos da natureza, e busca transmitir a mensagem de sempre olharmos com mais atenção o simples, o cotidiano, a natureza, e nos incentiva a valorizar nossas raízes”.

Para sabermos mais detalhes da obra, conversamos com Aracê que contou tudo sobre o desafio e já adiantou que ainda este ano, virão outras novidades na cidade!

shopping jaraguá araraquara

Foto: Wisley Luiz

Em quantos dias a arte foi realizada?

A obra foi feita em aproximadamente 40 dias de trabalho, entre preparação do projeto, pintura e aplicação de verniz.

E como foi possível pintar tudo? Como foi a logística? Até em questão de material, quanto foi usado?

Foi um desafio muito grande e só foi possível graças a ajuda da minha equipe. Tive a ajuda de 2 pessoas durante o processo que foram essenciais para que eu conseguisse realizar o projeto. Foram vários processos ao longo da pintura. Teve alguns momentos que eu riscava os desenhos e o pessoal preenchia, teve momentos que eu riscava e preenchia os elementos, teve momentos que a gente alternava, eu ficava lá em cima e o pessoal dando as coordenadas lá de baixo, e vice-versa. A parte mais complexa, além da altura da caixa, era fazer o desenho seguindo o projeto. Às vezes lá de cima parecia que estava perfeito, aí eu descia e via que estava um tanto torto, a circunferência e o tamanho enganam, a gente perde um pouco a noção lá de cima. Mas no final deu tudo certo, a gente via o que precisava melhorar e ia ajustando até ficar da forma que eu havia imaginado. Em relação ao material, não sei exatamente, mas foram pelo menos 15 latas de 18 litros, ou seja, em torno de 300 litros de tinta.

shopping jaraguá araraquara

Foto: Wisley Luiz

E é a sua maior arte, em questão de tamanho?

Em relação a altura é a minha maior, e acredito que seja a maior da região, não conheço nenhum outro projeto nessas proporções. Mas em metros quadrados não é o maior, eu pintei um mural em uma fábrica de tinta em 2017 que tinha 450metros de largura por 3,5 de altura, foram mais ou menos 1.500 metros quadrados, esse foi o meu maior mural até hoje.

Gostaria que falasse um pouco sobre o desenho. Qual foi a inspiração?

A inspiração foi a cidade de Araraquara, eu usei elementos que fazem parte da história da cidade, o sol, a arara (que tem ligação com o nome Aracoara, que deu origem a Araraquara), a matriz, a cultura indígena, fazendo referência aos povos que viviam aqui antes da urbanização dessas terras, um galho de café, fazendo alusão à época da cultura do café aqui na região, enfim, a ideia foi representar de uma forma lúdica a história da cidade.

shopping jaraguá araraquara

Foto: Wisley Luiz

E você tem muitas artes espalhadas pela nossa cidade. Tem algum novo projeto por aqui em breve?

Sim, tem bastante obra espalhada pela cidade, venho pintando na cidade há pelo menos 10 anos. Em relação aos próximos projetos, estou desenvolvendo uma série de murais para fazer na cidade, mas sem data específica ainda, mas vai rolar em 2021. Além disso, tenho produzido em meu ateliê, fazendo novos experimentos e estudando bastante, já que com a pandemia tenho passado bastante tempo no ateliê, algo que não fazia há tempos.

LEIA TAMBÉM

+ De Araraquara para o mundo: bailarino do Vale do Sol é integrante de companhia na Europa!

+ Cantora araraquarense estrela primeira série brasileira original da Amazon

+ 13 artistas negros para você conhecer em Araraquara!

+ Araraquarense faz as ilustrações do novo clipe de Kevinho e Dennis DJ!

Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *