Cultura

Araraquarense lança livro de crônicas neste sábado (28)

O evento é aberto e gratuito ao público!

danilo forlini livro crônicas

Foto: Divulgação

No dia 28 de setembro (sábado), Danilo Forlini lança seu primeiro livro no Espaço Arte Multicultural, a partir das 19h.

O livro, de nome “O Melhor presente que você poderia ganhar”, é um conjunto de crônicas e pequenos contos que contam histórias a partir de provocações sobre a vida contemporânea em questões que abarcam tanto o universo cotidiano quanto o fantástico.

Danilo Forlini é natural de Araraquara, Doutorando em Educação, Técnico em Teatro, Diretor e ator na Cia. Improvisória de Teatro, professor de Improvisação Teatral na Casa da Cultura de Araraquara e Educador e Palestrante nas áreas de Criatividade, Educação e Democracia. Conversamos com o autor sobre o livro e o lançamento.

Ele comentou sobre o lançamento nesse sábado e um pouco mais sobre o novo livro!

Por que o livro tem esse título?

São vários motivos. Uma das histórias contadas no livro é exatamente sobre isso, um rapaz a quem foi prometido o melhor presente que ele poderia ganhar. Mas também é uma metalinguagem pra falar do próprio livro, no sentido de convidar o leitor a presentear outras pessoas com ele. Eu sempre gostei muito de presentear pessoas com livros e também de ganhar livros de presente, então também tem a ver comigo. Tem uma ideia aí que vem da Improvisação, de que as histórias podem ser escutadas enquanto presentes.

Então o livro tem a ver com a Improvisação Teatral?

Sim e não. Foi a partir da minha profissionalização e vivência teatral mais intensa nos últimos cinco anos que recuperei a vontade de escrever que tinha desde criança. A improvisação traz para os atores o lugar também de dramaturgos, na medida em que construímos as cenas na hora, então fui identificando potências de escrita em mim a partir dos dispositivos de criatividade e criação cênica que a gente trabalha. Vários desses dispositivos inspiram os textos. Mas as histórias são sobre temas muito variados, tem crônicas que relatam uma conversa entre vampiros num bar na Vila Madalena, uma discussão entre diretora e pais de aluno, uma receita de bolo exótica e por aí vai.

Como será o lançamento? A entrada é gratuita?

É um evento aberto, todos serão bem-vindos. Vai acontecer no dia 28 de setembro a partir das 19h no Espaço Arte Multicultural. Os livros estarão sendo vendidos por R$25,00. Buscamos a publicação independente para conseguir um preço mais acessível. Estarei autografando para quem quiser adquirir um exemplar, e também haverá um bar funcionando para quem quiser ficar por lá. Também teremos música ao vivo com o Vinícius Zurlo, do projeto “Plantio de Cantoria”, que também é uma iniciativa muito bonita, acho que todos vão gostar.
É um evento pra estimular arte e espaços artísticos independentes, música, literatura, teatro. Ficaremos muito contentes com todos que estiverem presentes, já será uma colaboração imensa. Maior ainda se lerem o livro e quiserem conversar sobre depois.

Serviço:
Lançamento de “O melhor presente que você poderia ganhar” – Danilo Forlini
28 de setembro a partir das 19h
Local: Espaço Arte Multicultural
Entrada Gratuita
Exemplares serão vendidos por R$25,00
Bar aberto e música ao vivo com Vinícius Zurlo, com “Plantio de Cantoria”

LEIA TAMBÉM
+ Quantos livros tem na Biblioteca Municipal de Araraquara?
+ Sesc Araraquara terá Festival da Literatura
+ Professor de Araraquara cria canal no Youtube sobre literatura
+ Moradora de Araraquara cria sebo itinerante na cidade



Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *