CulturaNegócios

Araraquarense transforma paixão em negócio com fabricação de cosméticos veganos!

Há dois anos, Gisela Bevilacqua empreende com a Pé de Oliva e produz cosméticos naturais em seu próprio ateliê

cosmeticos veganos araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Você já ouviu falar em cosméticos veganos e orgânicos? Então precisa conhecer a Pé de Oliva, comandada pela farmacêutica Gisela Bevilacqua.

Após finalizar o pós-doc, a araraquarense decidiu fazer os próprios produtos sem agredir ao meio ambiente, e nem aos animais.

cosmeticos veganos araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Mas o que começou como um hobby, uma paixão, virou um lindo ateliê, onde ela mesmo produz tudo o que vende.

São sabonetes, manteigas corporais, manteiga labial, esfoliante, shampoo sólido, máscara de argila, repelente, água floral, óleo restaurador para face e cabelo, sabão de barba e desodorante em prol de um mundo melhor.

Isso porque Gisela também se preocupa em reduzir o lixo das suas produções, reaproveitando as embalagens e dando incentivos a seus clientes.

Demais, né? Nós batemos um papo com a farmacêutica, que deu mais detalhes sobre o seu empreendimento. Confira:

cosmeticos veganos araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Como surgiu a ideia de abrir a Pé de Oliva?

Estava morando em São Paulo há poucos meses e não conseguia emprego. Sou farmacêutica, e procurava emprego em indústria farmacêutica na área de Pesquisa e Desenvolvimento. Enquanto procurava emprego, comecei a fazer cursos, online e presenciais na área de saboaria e cosméticos. A área de Cosméticos sempre me encantou muito e mesmo durante a faculdade, já me interessava por cursos voltados para este tema.

cosmeticos veganos araraquara

Foto: Comunica Araraquara

E como você começou a criar esses sabonetes? Quando percebeu que poderia virar a sua empresa?

Comecei a criar os sabonetes por hobby, por um encanto, uma paixão. E com o passar dos cursos e das novas experiências entendi que era possível começar um novo negócio ali. Agora em julho faz dois anos que comecei a Pé de Oliva. Comecei em julho de 2018, quando ainda morava em São Paulo.

cosmeticos veganos araraquara

Foto: Comunica Araraquara

E quais os produtos que você vende?

Produzo cosméticos naturais, veganos e artesanais. Dentre eles, destaco: sabonetes, manteigas corporais, manteiga labial, esfoliante, shampoo sólido, máscara de argila, repelente, água floral, óleo restaurador para face e cabelo, sabão de barba e desodorante.

cosmeticos veganos araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Todos os seus produtos são veganos? O que faz deles serem veganos?

Isso, são veganos, pois não apresentam nenhum ingrediente de origem animal, e estes ingredientes também não sofrem nenhum processo que utilize de alguma forma algo animal. Por exemplo, existem cervejas ou vinhos que não apresentam ingredientes de origem animal. Porém, algumas marcas destas bebidas ainda utilizam um método de clarificação com uma substância chamada Isinglass, extraída de bexigas secas de peixes. Isto torna o produto não vegano. Além disso, os produtos desenvolvidos pela Pé de Oliva Saboaria não são testados em animais.

cosmeticos veganos araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Quais os tipos de sabão em barra e os outros produtos?

Os sabonetes são: de argila vermelha, argila preta, argila verde, argila branca, esfoliante de café, esfoliante de açúcar e manteiga de cacau. Óleo restaurador para pele oleosa e com acne ou para pele madura. Shampoo sólido para cabelo normal a seco ou para cabelo normal a oleoso.

cosmeticos veganos araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Você também faz por encomenda?

Faço por encomendas sim, inclusive alguns produtos, como lembrancinhas de aniversário, batizado ou eventos especiais são sempre sob encomenda. Também desenvolvo blends de óleos específicos para necessidades dos clientes. Outros clientes já pediram sabonetes sem óleos essenciais. Faço sob encomenda de acordo com disponibilidade de matéria-prima e necessidade do cliente.

cosmeticos veganos araraquara

Foto: Comunica Araraquara

E aliás, como surgiu a ideia para o nome?

A ideia para o nome é fascinante. Os primeiros sabonetes a serem feitos na história, levavam em sua composição o óleo de Oliva.
O óleo de Oliva foi adicionado às produções mais antigas para melhorar o odor do sabão.
E desta maneira, até hoje existem sabonetes com alta porcentagem de óleo de oliva, o que proporciona uma hidratação maravilhosa para pele.
Os primeiros sinais históricos de produção de sabão ocorreram através da mistura acidental de gordura animal com cinzas. Diferentes fontes históricas contam diferentes histórias, porém a mistura de gordura animal com as cinzas realmente pode gerar a reação de saponificação.
Alguns locais, quando começaram a se preocupar com higiene e bom cheiro em cosméticos, passaram a utilizar a óleo de oliva como fonte de gordura para os sabonetes.
O sabonete de Alepo era feito com azeite e óleo de bagas de louro. E em algumas regiões utilizavam-se apenas óleo de oliva mesmo. O sabão de Alepo é o mais antigo conhecido.
O sabão de azeite também foi chamado de sabão de Castilha ou Castela.
Por isso, a Pé de Oliva Saboaria tem este nome. Devido ao sabão de Oliva, um dos primeiros descritos no mundo, e existe desde a antiguidade até os dias de hoje.

cosmeticos veganos araraquara

Foto: Comunica Araraquara

E como você vê a importância de empresas como a sua, que são preocupadas com o meio ambiente?

Vejo como fundamentais para o presente e futuro. Utilizar ingredientes que não agridam a natureza ou animais, e preservar o meio ambiente são preocupações que serão cada vez mais buscadas. O termo sustentabilidade não para de ganhar forças e a conscientização dos clientes se torna essencial para essa ação.
Podemos ajudar o meio ambiente de diversas maneiras, e a Pé de Oliva tenta através de pequenos gestos: reduzindo lixo, reutilizando vidrarias e reutilizando os saquinhos de algodão que envolvem os sabonetes.

cosmeticos veganos araraquara

Foto: Comunica Araraquara

cosmeticos veganos araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Serviço

Publicidade
Pé de Oliva Saboaria
Whatsapp: (16) 99751-2106
Instagram: https://www.instagram.com/pedeolivasaboaria/?hl=pt-br

Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *