Novidades

Artista cria mural para distribuição de máscaras em Araraquara!

Além desta arte de Jota Aracê, Araraquara ainda ganhou outros quatro grafitis feitos por artistas daqui

O artista grafiteiro Jota Aracê criou mural a céu aberto para distribuição de máscaras de proteção em Araraquara!

A obra, intitulada “Tudo Passa”, foi realizada no lado de fora da Biblioteca Municipal.

artista de araraquara mural

Foto: Comunica Araraquara

“A ideia foi, além da homenagem feita com a pintura, fazer também uma doação de 150 máscaras descartáveis para o enfrentamento da pandemia. Quem quiser e precisar, é só ir à biblioteca e pegar a máscara enquanto ainda houver. Tem uma plaquinha explicativa do projeto. Só vir, tirar a máscara dos preguinhos e levar”, explica em entrevista à assessoria de imprensa da Prefeitura de Araraquara.

“É um gesto de doação para incentivar outras pessoas a doarem – sejam máscaras, produtos de higiene pessoal, alimentos. É uma onda que está rolando e precisamos incentivar”, diz.

A arte faz parte do projeto Cores e Curas, com graffitis homenageiam profissionais da saúde e serviços essenciais.

artista de araraquara mural

Foto: Comunica Araraquara

Ideia excelente!

idealizado por Jota Aracê, o projeto ainda contou com a participação direta de outros quatro artistas: Livia, Du Rodrigues, Ga Krya e Preto.

A realização do projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e o Sesc Araraquara.

“O projeto Cores e Curas nasceu com intenção de nesse momento de isolamento, onde a maioria das pessoas está em casa. A ideia é trazer um pouco de cor, passar uma mensagem de esperança e positividade. Cada artista trabalhou da sua forma, com sua linha autoral de trabalho, mas todo mundo com essa temática em comum de passar uma visão positiva, com energia nova para o enfrentamento desse período”, comenta Jota Aracê.

artista de araraquara mural

Foto: Comunica Araraquara

“Utilizamos como suporte alguns prédios públicos de Araraquara, com acesso às ruas. O mais interno é o do Centro Artes e Ofícios, mas mesmo assim dá pra ver da rua”. Cinco espaços diferentes recebem os graffitis: Biblioteca Municipal Mario de Andrade (Aracê), Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Du Rodrigues), Centro de Artes e Ofícios Vereadora Deodata do Amaral (Livia), CEU das Artes (Preto) e Terminal de Integração (Ga Krya).

Aracê lembra que os grafiteiros convidados ficaram livres para a criação. “Dentro de trabalho de cada um, quando fiz a proposta de trabalhar com a temática de pandemia, todos ficaram livres para trabalhar da forma mais conveniente”, explica.

artista de araraquara mural

Foto: Divulgação

“O Du Rodrigues fez um mural na Casa da Cultura: é um trabalho com caligrafia, escrito ‘SUS’, com vários personagens formando as palavras com o significado de ‘Somos Um Só’; o Ga Krya pintou um muro próximo ao Terminal de Integração, em que a proposta são borboletas e muitas cores vibrantes, lembrando que a borboleta significa transformação; já a Lívia trabalhou um mural no Centro de Artes e Ofícios (Projeto Guri) trazendo uma referência ao feminismo; e o Preto, em um mural no CEU das Artes, trabalhou o retrato de um médico com asas, de forma mais lúdica”, contou.

Muito bacana, né? Parabéns pela iniciativa!

artista de araraquara mural

Foto: Divulgação

O texto contém informações da Prefeitura de Araraquara.

LEIA TAMBÉM

+ Artista de Araraquara homenageia importantes líderes negros em mural

+ Artistas de Araraquara doam kits de pintura para crianças durante a pandemia

+ Desenhos de araraquarense ajudam a desenvolver filha autista



Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *