Artista de Araraquara representa a força da mulher em porcelanas únicas
A ideia é para trazer boas vibrações para 2021 através de uma Sereia que representa a cura e a renovação

Como você retrataria em uma obra arte a força da mulher? Pensando em responder essa pergunta o designer Vini Santos e o jornalista e artesão, fundador da Vida Louça Porcelana, Tadeu Queiroz, criaram a coleção “ Sereia – A Força das Águas e o Poder da Mulher” para explorar a força da natureza e da mulher.
As obras são totalmente artesanais e tem o objetivo de trazer um respiro nesse tempo difícil de isolamento, buscando boas vibrações para 2021 e nos conectando um pouco mais com a natureza. A gente viu de perto todo o cuidado e o carinho que cada peça traz.
Coleção Sereia
Com cores fortes, não é difícil de ver que a proposta foi bem executada. São três porcelanas: prato de mesa, combuca e caneca. Claro que também aproveitamos para bater um papo com o artista por traz dessas artes.
Elementos da natureza e o poder feminino fazem parte das obras do Vini, que, além de designer é tatuador e aquarelista. Essas características dele ficam evidentes nas peças que apesar de serem porcelanas, parecem telas com tinta por causa da tantos detalhes e singularidade, características das aquarelas.
Neste coleção o elemento feminino vem em forma de uma mulher/sereia que está no prato. O artista disse pra nossa equipe que “O objetivo foi representar uma sereia de uma maneira única. Ela não está dentro da água, a sereia da arte é a água. Esse elemento está relacionado a cura e a renovação, e a mulher, pra mim, representa tudo isso. Nesse momento que estamos vivendo (Pandemia de Coronavírus), a força da mulher é fundamental”.
Nessa mesma linha de explorar a força da natureza junto com o feminino, a cumbuca é ornamentada por um boto e um cardume, e a caneca pelos peixes. A força feminina é explorada por um turbilhão de cores e formas, passando pela transformação cardume-boto-mulher/sereia.
Disseminar a arte
Acostumado a eternizar desenhos em peles, telas e paredes, para o Vini, expandir o trabalho dele para louças só mostra como a arte dele pode ser disseminada. “Pintar em louças é uma ideia para difundir a arte para todo mundo. Normalmente essas peças só têm o aspecto funcional e podem ser mais do que isso. É uma maneira de mudar o olhar para esses objetos através das ilustrações”.
Além do kit com as peças, eles produziram o kit especial para colecionar que vem com uma caixa ilustrada com obra principal da sereia e também a arte do boto separada.
Vida Louça
Toda a produção das peças é feita artesanalmente. Elas são trabalhadas por várias horas uma a uma, tudo pelas mãos do Tadeu Queiroz. Ele quis mudar o conceito de que as porcelanas são coisas da vovó e as transformou em verdadeiras obras de arte.
Há 4 anos ele fez um curso para a criação de artes em porcelanas e viu ali que seria interessante criar um novo olhar sobre essas peças. Foi aí que nasceu a Vida Louça. Uma marca que traz várias artes que em um primeiro momento não teriam relação com as tradicionais porcelanas, mas que depois de prontas nos fazem pensar: pois é, que bela obra de arte!
A gente confessa que dá até dó de usar no dia a dia com medo de estragar, mas não é pra ser assim. “O objetivo é esse mesmo, usar sempre no nosso cotidiano”, disse o Tadeu.
Nada como um café ou sua bebida favorita misturada com arte, sempre, hein? Uma coisa é certa, cada refeição é praticamente uma volta no museu!
Serviço:
A nova coleção, com tiragem limitada de 40 jogos, é vendida somente com o conjunto das 3 peças, sendo seu valor R$ 180,00. O preço do kit colecionador deve ser consultado. Mais informações sobre a nova coleção e o trabalho artesanal realizado pela Vida Louça podem ser adquiridas pelo WhatsApp (16) 98115-7709.
As porcelanas da Vida Louça também estão disponíveis da loja @e.mana.artes
Instagram: @vidaloucaporcelana
LEIA TAMBÉM
Amanda Araújo é jornalista com experiência na área de digital há mais de 10 anos. Já escreveu para importantes portais do Brasil, já fez cobertura de eventos online e foi editora de um conceituado site de Bauru, entre outras atividades. Hoje é fundadora e editora-chefe do portal Comunica Araraquara.