Cultura

Artista espalha raposa pelos muros de Araraquara e deixa moradores curiosos!

Quem já viu esse desenho em algum cantinho da cidade?

raposa muro araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Andando pela cidade, você provavelmente já deve ter reparo que em alguns cantinhos de muros das ruas 5 e 16, e na Via Expressa está uma bela raposa.

Pois o Comunica Araraquara foi atrás do autor, MateusOf, que explicou pra gente o motivo de ter escolhido fazer uma raposa e também, como começou a grafitar.

Um grande admirador da arte, MatheusOf comentou ainda que suas maiores referências são o francês Blek la Rat, o britânico BANSKY e o brasileiro Alex Vallauri, que sempre utilizam, assim como ele, o estêncil como forma de expressão!

Confira o bate-papo completo!

raposa muro araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Como o grafite surgiu na sua vida?

Sempre admirei a arte do grafite, mas nunca tinha me aventurado a fazer. Um dia, um amigo me apresentou os trabalhos do britânico BANKSY e do brasileiro ALEX VALLAURI. Eu me apaixonei pela arte do estêncil logo de cara. Fui estudar sobre e descobri o trabalho do francês BLEK LE RAT, que hoje é uma das minhas maiores influências.

E desde o começo já utilizava a técnica do estêncil?

Apesar de hoje fazer experimentos com outras técnicas, a primeira técnica que utilizei foi o estêncil.

raposa muro araraquara

Foto: Comunica Araraquara

E como aprendeu essa técnica?

Com o meu amigo, que me apresentou a técnica. Ele mora em São Paulo e tem um projeto chamado “POESTENCIL”. Fizemos vários trabalhos juntos naquela cidade. E lá fui aprendendo a técnica e aperfeiçoando meus desenhos e minhas ideias.

Como você escolhe os lugares que vai grafitar aqui em Araraquara?

Gosto de andar bastante a pé pela cidade. Me ajuda a diminuir a ansiedade, a ter e amadurecer ideias. Nestas andanças sempre vejo lugares onde poderiam ser colocado algum desenho, volto num outro dia com estêncil e tinta.

raposa muro araraquara

Foto: Comunica Araraquara

E por que começou a desenhar a raposa por aí? Qual o significado?

A raposa é bela, esperta e oportunista. Consegue sobreviver e se adaptar. É admirada por alguns, pela sua beleza e astúcia, mas odiada por outros por ser considerada trapaceira, por utilizar de sua esperteza para enganar. Assim como o grafite, alguns consideram como arte e outros consideram como vandalismo. Então, o significado da raposa está nos olhos de quem a vê.

E já tem algum projeto em vista, de grafitar alguma área daqui de Araraquara?

Sim, tenho alguns planos. A raposa vai “andar” por mais alguns lugares, aqui em Araraquara. Também estou desenvolvendo alguns estênceis, em formato de tangram (Quebra-cabeças geométrico chinês), que quero colocar em um painel. E por fim, espalhar desenhos de pessoas dançando.

LEIA TAMBÉM

+ Desenhos de alunos são expostos no muro do Externato de Araraquara!

+ Shopping Jaraguá homenageia Araraquara com exposição histórica!

+ Ilustrador de Araraquara é premiado no Itaú Cultural com animação!



Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *