Cultura

Parque do Botânico agora tem biblioteca que todos podem usar!

A “geloteca” é o novo espaço para doação e empréstimo de livros em Araraquara

biblioteca no parque do botanico

Fotos: Divulgação

Que tal uma biblioteca no Parque do Botânico?

Essa é a iniciativa da Geloteca, uma geladeira que foi revitalizada e transformada em biblioteca para toda a população.

A ideia veio de participantes de apoiadores do Projeto Parque Vivo, que leva atividades culturais e gratuitas aos finais de semana, para o Parque do Botânico.

“A Geloteca é de todos e para todos. E para quem quiser pode usufruir, pedimos que doem livros para repor o que pegar, como uma troca”, explica Mariana Marshall Gadea, uma das idealizadoras do projeto.

Quer saber mais detalhes da novidade? Confira a entrevista completa:

Foi o Parque Vivo que teve a ideia de fazer a Geloteca?

Sim. Nós tivemos a ideia e executamos tudo. Nossos parceiros Nerita Pio e Lucas Tannuri tinham programado um evento muito bacana com vários participantes, com várias estações relacionadas a livros no Parque. No meio disso, pensei em criar algo relacionado a um estoque de livros que seriam disponibilizados de alguma forma à população. Joguei a ideia no grupo de voluntários e apareceram pessoas que curtiram e compraram a ideia. Depois, começamos a estruturar até chegar no conceito da Geloteca que temos hoje. Nós descobrimos que já existem outras Gelotecas em Araraquara, falamos com o responsável e utilizamos muitas ideias dele. Conseguimos a geladeira através de doação. Arranjamos parceiros para fazer a arte na geladeira e tivemos um estante e placas doadas. Foi um trabalho em conjunto. Foi muito legal reunir tantas pessoas de bem.

biblioteca no parque do botanico

Fotos: Divulgação

E qualquer pessoa pode doar um livro ou emprestar algum?

Sim. A Geloteca é de todos e para todos. E para quem quiser pode usufruir, pedimos que doem livros para repor o que pegar, como uma troca. Este pedido é para que o nosso acervo não diminua, já que notamos maior saída do que entrada de livros. Precisamos conscientizar a população de que a Geloteca precisa da manutenção de todos.

Para o empréstimo, é preciso algum cadastro? E quando esse empréstimo está disponível, quais os horários?

Não é preciso nenhum cadastro. A Geloteca está disponível durante o horário de funcionamento do parque Jardim Botânico: das 7h às 22h, todos os dias da semana.

biblioteca no parque do botanico

Fotos: Divulgação

São quantos exemplares que estão disponíveis? E quais estilos? Romance, aventura, infanto-juvenil?

Escolhemos por não fazer controle dos títulos, uma vez que o fluxo é muito frequente. Demandaria muito tempo e isso seria complicado porque somos voluntários. A quantidade disponibilizada é o que cabe na geladeira e na estante. Tentamos fazer manutenção recorrente, mas nem sempre conseguimos. Recebemos todos os gêneros: romance, aventura, livros infantis, de ficção, autoajuda, religião…Tudo. Só não pode ter conteúdo impróprio e precisa ser um livro em bom estado. Fazemos uma triagem antes de disponibilizar para o pessoal.

Como as pessoas estão aderindo, já está tendo bastante participação?

A participação é muito alta. Percebemos que toda semana saem títulos e novos são doados. Vemos movimento diariamente de adultos e crianças. Ficamos muito felizes em poder contribuir com a população e também contar com muita gente que colabora. Mas também percebemos que ainda precisamos conscientizar muito a população do uso comum de ambientes. Algumas pessoas não repõem os livros, outras acabam fazendo nosso canto de doação de depósito de coisas velhas. Recebemos muita coisa que não se encaixa no nosso escopo (enciclopédias, cadernos de atividades, revistas e jornais, livros riscados, rasgados, mofados…). Isto torna nosso trabalho mais difícil e cansativo. Esperamos conseguir, com o tempo, conscientizar a população que cada um tem que fazer a sua parte para o bem comum.

parque do botânico

Foto: Arlindo Gini Júnior

E como é participar do Parque Vivo e ver que juntos, a população pode mudar um espaço da cidade? Deve dar muita alegria ver tudo o que está acontecendo no Parque do Botânico, né?

Participar do projeto é ótimo! E cansativo também. Mas o Parque Vivo é lição de vida. Precisamos entender que nós somos responsáveis pela nossa cidade. O projeto está mostrando para a cidade que podemos ser protagonistas e não só esperar que façam por nós. Temos a certeza que se cada um fizer um pouquinho, nossa cidade será muito melhor e ninguém ficará sobrecarregado. Nós somos voluntários, mas somos voluntários de um movimento que nos beneficia. Estamos muito contentes com tudo que já conquistamos!

Para saber mais detalhes dos projetos do Parque Vivo e da biblioteca no Parque do Botânico, acesse: https://www.facebook.com/parquevivoararaquara/

LEIA TAMBÉM

+ Estudantes de Araraquara criam jogo de cartas que valoriza a literatura nacional!

+ Professor de Araraquara cria canal no Youtube sobre literatura

+ Moradora de Araraquara cria sebo itinerante na cidade



Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *