Cultura

Centro Mente Aberta promove seminário online e gratuito!

Atividade mensal é aberta ao público e será realizada em 10 de agosto, das 10h30 às 12h30, pelo Facebook e via Zoom

Com o objetivo de tornar a discussão científica sobre mindfulness acessível a todos, o Centro Mente Aberta promove os Seminários Avançados em Mindfulness de forma online e gratuita.

A atividade mensal, que antes era feita no Anfiteatro Principal do Campus Santo Amaro da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), agora é realizada pelo Facebook e via Zoom. Em agosto, o encontro acontece na segunda-feira (10), das 10h30 às 12h30.

Os seminários científicos têm como objetivo apresentar as atualizações na área acadêmica mais relevantes sobre as intervenções baseadas na atenção plena. Serão divulgados estudos de meta-análises, revisões sistemáticas e estudos de intervenção controlados com foco nos temas: “Mindfulness para Policiais e Militares” e “Mindfulness para Atletas”.

Durante o encontro, ministrado pelos professores facilitadores Marcelo Demarzo e Sonia Beira (Mindfulness para Policiais e Militares) e Marlúcia Santos (Mindfulness para Atletas), os participantes poderão interagir com os pesquisadores e acompanhar as discussões sobre os temas propostos.

Apesar dos seminários chamarem a atenção de profissionais da área da saúde e pesquisadores interessados em mindfulness, o evento é aberto e gratuito para todos que quiserem se aprofundar na abordagem científica.

Para participar, acesse o Facebook do Centro Mente Aberta no dia e horário do evento ou entre na reunião utilizando o aplicativo Zoom, através do link: https://us02web.zoom.us/j/83149003577.

O que é Mindfulness?
Mindfulness é um dos estados da mente, acessível a qualquer indivíduo, que consiste em um exercício de querer vivenciar o momento presente, intencionalmente, aceitando a experiência.
Em Mindfulness, o sentido correto de aceitação é o de se olhar a realidade como ela realmente é, sem julgá-la ou reagir a ela no “piloto automático”.

Com a prática regular, o processo torna-se mais natural, sendo possível permanecer nesse estado em grande parte do tempo e aumentar a qualidade de vida do indivíduo.
Embora muitos dos termos e técnicas tenham origem nas tradições orientais, o Mindfulness hoje em dia é considerado uma prática laica (secular, não-religiosa), com sólida base científica.

Centro Mente Aberta
Fundado pelo especialista pioneiro em Mindfulness no Brasil, o Mente Aberta (Brazilian Center for Mindfulness and Health Promotion) é um Centro de promoção e divulgação de intervenções baseadas em Mindfulness com foco em práticas e programas, formação profissional e pesquisas científicas.

O Centro Mente Aberta coordena um Programa de Extensão Social da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um grupo de pesquisa certificado pela universidade e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e segue as Diretrizes da Rede Britânica de Professores de Mindfulness (UK Network for Mindfulness-Based Teacher Trainers).

As informações do texto são da assessoria de imprensa.

Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *