Cultura

Estudante de Araraquara é 1º lugar em vestibular da USP!

Thaís Trida foi a estudante mais bem classificada na prova de Química, da Universidade de São Paulo

thaís trida estudante usp química

Fotos: Divulgação

Uma estudante de Araraquara ficou em primeiro lugar em um dos vestibulares mais concorridos do país, o da USP, Universidade de São Paulo

Com apenas 17 anos, a estudante Thaís Trida, do Colégio Anglo de Araraquara, ficou em primeiro lugar no vestibular de Química e ainda aguarda outros resultados, que também podem ser positivos.

“Nessa semana, está acontecendo o Sisu e eu me inscrevi para Engenharia Química (1º opção) e Química (2º opção) na UFSCar. Pelas classificações parciais, eu estou entre as 3 primeiras posições da Engenharia e em 1º lugar em Química, mas ainda não saiu o resultado oficial. Além da UFSCar, estou esperando para fazer a segunda fase da Unesp, que é a faculdade que eu tenho maior interesse”, afirma.

Nesta entrevista, a estudante comenta sobre o sonho de abrir mais portas para mulheres na ciência e muito mais! Confira:

 

Essa foi a primeira vez que você prestou o vestibular?

Em 2019, quando eu estava no 2º ano do Ensino Médio, prestei os mesmos vestibulares, mas como treineira. Essa foi a primeira vez que prestei concorrendo à vaga.

Quantas provas você fez?

Fiz o Enem, a Fuvest (primeira e segunda fase) e a primeira fase da Vunesp, na qual passei, mas estou aguardando para fazer a prova da segunda fase que foi adiada.

E qual foi o sentimento ao ver que tinha sido a primeira colocada na USP?

O sentimento de felicidade é indescritível. Demora um pouco para cair a ficha de que a vida vai mudar e agora você está na universidade, porém a sensação de que todo o esforço valeu a pena é incrível. Não é fácil estudar, muito menos nas situações de 2020, mas eu tive o privilégio de manter os estudos e alcançar o reconhecimento pela minha dedicação.

E por que escolheu o curso de Química? Por que essa profissão?

Química foi a única matéria que no Ensino Médio eu não me importava de passar horas aprendendo, estudando e fazendo exercícios, pois tinha facilidade e conseguia me ver trabalhando com isso. Sempre fui muito curiosa e gosto de tentar entender como e porque as coisas acontecem, criando teorias a partir do conhecimento que eu tenho e pesquisando caso eu não saiba. A química e a física possibilitam esse conhecimento e a ideia de trabalhar com laboratório e pesquisa me agrada muito.

Você comentou que também está esperando o resultado da UFSCAR, né? Mais algum outro resultado?

Sim. Nessa semana, está acontecendo o Sisu e eu me inscrevi para Engenharia Química (1º opção) e Química (2º opção) na UFSCar. Pelas classificações parciais, eu estou entre as 3 primeiras posições da Engenharia e em 1º lugar em Química, mas ainda não saiu o resultado oficial. Além da UFSCar, estou esperando para fazer a segunda fase da Unesp, que é a faculdade que eu tenho maior interesse.

E qual o segredo para ser o primeiro lugar? Por que você acha que conseguiu?

O mais importante é tirar todas as dúvidas e entender seus erros para tentar melhorar. Fazer exercícios também é essencial para treinar tempo, estratégias e fixar conteúdo. Por último, mas não menos importante, é preciso descansar, ter um momento de lazer e de sono. Eu sou muito responsável e persistente, acho que isso me ajudou a alcançar o primeiro lugar, porém, definitivamente, eu não teria conseguido se não tivesse acesso a uma educação tão boa devido ao esforço incessante da minha mãe, além do apoio dos meus professores e da minha psicóloga. É um período extremamente complexo e estressante, não são todos ao seu redor que vão compreender isso, então manter contato com pessoas que te entendem ou estão passando pela mesma situação ajuda muito a lidar com tudo.

Qual o recado que pode dar para os outros estudantes que também estão sonhando com uma vaga na universidade?

Não surtem. Sei que parece impossível, mas se o psicológico estiver muito afetado isso pode te derrubar na hora da prova. Entenda seus limites e sua forma de estudo, não se deixe levar por receitas prontas porque cada um tem o seu jeito de estudar e aprender. Veja o que funciona para você e aplique isso. Se forçar muito o estudo, você estará esgotado antes mesmo do vestibular chegar. Terão momentos de sobrecarga e é necessário passar por eles consciente de que todos temos dias ruins e isso não vai anular anos de esforço. E se você ainda não tem certeza de qual curso quer, fique calmo, somos muito novos para decidir o futuro da nossa vida, há tempo para pensar, decidir, trocar, tentar novamente, tudo.

E qual o seu maior sonho?

Meu sonho é conseguir me desenvolver na minha área, trabalhar com o que eu gosto e ajudar pessoas. Espero poder abrir portas para outras mulheres na ciência e, quem sabe, promover a maior valorização dela no Brasil. Também sonho em, um dia, conhecer e morar em outro país, para ter outras experiências e aprendizados.

LEIA TAMBÉM

+ O cientista de Araraquara que fez chover em 1940

+ Cantora araraquarense estrela primeira série brasileira original da Amazon

+ Araraquarenses falam sobre transição capilar e dão show de empoderamento!

Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *