Novidades

Fotógrafo de Araraquara impressiona com imagens da Via Láctea!

Guilherme Martins também foi o primeiro colocado e concurso com fotos de raios

fotógrafo de araraquara via láctea

Foto: Guilherme Martins

Há uma semana, o fotógrafo de Araraquara, Guilherme Martins, registrou imagens da Via Láctea de tirar o fôlego! As fotos foram tiradas na usina abandonada Anhumas, próxima a Américo Brasiliense.

Em entrevista ao Comunica, Guilherme comentou que sempre teve paixão em tirar fotos do céu, de raios e tempestades.

Tanto que no ano passado, o fotógrafo levou o título “O Caçador de Raios” ficando em primeiro lugar em um concurso realizado com mais de 60 participantes!

Incrível, né?

Nessa entrevista, ele fala sobre o hobby que virou profissão e dá dicas para você também fazer belos registros como estes. Confira:

fotógrafo de araraquara via láctea

Foto: Guilherme Martins

As últimas imagens da Via Láctea você tirou na terça, né?

Sim, foram tiradas terça -feira, dia 23.

Onde foi? Aqui em Araraquara?

As fotografias foram feitas na usina abandonada Anhumas, que fica perto de Américo Brasiliense.

Como teve a ideia de ir lá?

Passando pela rodovia sentido Santa Lúcia é possível ver a Usina bem distante, aí tive a ideia de ir até lá com meu pai durante o dia para ver como era a usina, uma vez que eu e meu pai adoramos locais abandonados para fotografar e também realizar meus ensaios fotográficos. Depois que fomos durante o dia, resolvemos voltar a noite para poder fotografar a Via Láctea.

fotógrafo de araraquara via láctea

Foto: Guilherme Martins

E você é fotógrafo há quanto tempo? Aliás,como começou essa sua paixão pela fotografia?

Eu sou fotógrafo há um ano e meio e minha paixão pela fotografia começou durante minha graduação, porque como sou Geógrafo, adoro fotografar a natureza, inclusive meu TCC foi sobre Geografia, fotografia e relâmpagos, um fenômeno da natureza que sou apaixonado também para fotografar. A partir daí, comecei com a fotografia. A princípio era somente um hobby mesmo, tanto que comecei a fotografar amigos e amigas e assim, todos foram gostando e fui pegando gosto por ensaios fotográficos. Posteriormente, comecei a realizar eventos e com isso foi dando certo, e estou hoje como fotógrafo profissional em Araraquara e região.

E você sempre gostou de fotografar o céu?

Sim, sempre foi minha paixão fotografar o céu principalmente raios, tempestades e Via Láctea.

Como começou a tirar fotos da Via Láctea?

Comecei através de um grupo de amigos fotógrafos na cidade de Ourinhos (SP) que toda semana se reúne para fotografar pôr do sol, nascer da Lua, raios e via Láctea.

fotógrafo de araraquara via láctea

Foto: Guilherme Martins

De qualquer lugar dá para tirar fotos assim? Qual o segredo?

O ideal para fotografar a Via Láctea é um local longe das cidades e quanto mais escuro melhor, porque nas cidades ou próximo delas existe muita poluição visual, muitas luzes que acabam prejudicando na hora de fotografar. Quanto mais escuro o local, melhor será para fotografar a via láctea, sendo até possível vê-la a olho nu, de uma forma bem mais simples do que na foto. Outro detalhe é que para fotografar a Via Láctea é necessário que a noite o céu esteja bem limpo, sem nuvens e sem lua, porque se for Lua Cheia, por exemplo, o céu ficará muito claro e acabará prejudicando na hora de fotografar.

Hoje você vive da fotografia?

Sim, apesar de ser formado em Geografia, eu só trabalho com a fotografia, mas pretendo ainda na área acadêmica fazer mestrado e doutorado, principalmente na área de climatologia ou meteorologia.

Foto: Guilherme Martins

Tem alguma foto que você sonha em fotografar um dia? Algum lugar?

Sim, meu sonho é fotografar a Via Láctea no deserto do Atacama no Chile, que é o melhor lugar do mundo para realizar este tipo de fotografia.

E você foi o primeiro lugar como caçador de raios em concurso nacional, né? Quando esse concurso foi realizado? Aliás, qual o nome dele?

Sim, fui o primeiro colocado no concurso nacional de raios do grupo Thunderstorm Chasers (caçadores de tempestades), o qual faço parte também. O concurso teve seu início em 17 de fevereiro com 68 participantes e o resultado foi dado em 13 de abril de 2019. Minha foto ganhadora foi tirada em Ourinhos, em dezembro de 2018, e o raio estava a uma distância de 45km de onde eu e meus amigos fotógrafos estávamos. Naquela noite, éramos uns cinco fotógrafos para registrar as descargas elétricas que estavam em uma intensidade bem alta. As melhores fotos foram escolhidas pelos administradores do grupo e por três meteorologistas.

LEIA TAMBÉM

+ Artista cria mural para distribuição de máscaras em Araraquara!

+ Casal de Araraquara fará live para transmitir casamento ao vivo na internet!

+ Araraquarense ganha Oscar Verde, maior prêmio de conservação ambiental do mundo!



Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *