Cultura

Fotógrafo de Araraquara impressiona com foto da superlua!

Victor Sanches tirou as fotos no último domingo (9)

superlua araraquara

Foto: Victor Sanches

Quem já tentou tirar fotos do céu sabe que a missão não é nada simples. Mas Victor Sanches, fotógrafo de Araraquara, atingiu esse feito no último domingo, 9 de fevereiro.

Depois de horas de tentativas, ele conseguiu tirar lindas fotos da Lua de Neve, a primeira superlua de 2020.

Para a nossa equipe, Victor contou como conseguiu tirar as fotos e ainda deu dicas para quem está atrás de um registro assim!

Confira:

superlua araraquara

Foto: Victor Sanches

Você é araraquarense?

Nasci e vivo na Morada do Sol (da Lua também!).

E essa foi a primeira vez que você tirou uma foto de uma superlua?

Não foi a primeira vez. Fotografo a Lua há cerca de dois anos, e tive algumas oportunidades nesse período. Algumas, inclusive, sem sucesso devido ao tempo fechado.

E eu vi na postagem que você fez no Facebook, que você ficou mais de 2 horas tentando, né? Foi bem difícil então?

É sempre incerto conseguir as fotos. Foram incontáveis as vezes em que posicionei o tripé com a câmera, e mesmo esperando por horas, não tive visibilidade. No caso da Lua de Neve, era esperado que ela surgisse no horizonte por volta das 18:41. Me posicionei antes, sem ficar muito esperançoso devido à grande quantidade de nuvens no céu. Às 18:51 ela se mostrou timidamente dentre as nuvens, e consegui a primeira foto. Logo ela sumiu, e só às 20:10 consegui a foto “de corpo inteiro”.

superlua araraquara

Foto: Victor Sanches

Tem alguma técnica específica para conseguir tirar a foto da Lua?

É imprescindível conhecer o equipamento que será utilizado, assim como entender como a Lua se comporta no céu. Fotos da Lua ainda no horizonte, por exemplo, podem sofrer distorções que resultam em uma foto sem muita naturalidade e nitidez. Um tripé é indispensável para fotografar assuntos distantes já que, quanto maior a distância, maiores as chances de o menor movimento prejudicar a foto.

E de onde você conseguiu tirar? Em qual lugar de Araraquara você estava?

No momento da foto estava na cobertura da minha casa. Deixei a câmera posicionada, puxei uma cadeira de praia, e então só esperei o momento ideal.

Victor Sanches é o autor das fotos

Ficou satisfeito com o resultado?

Fiquei surpreso que consegui a foto. Depois de duas horas esperando, já estava prestes a desistir, mas no fim deu tudo certo, e a foto saiu como eu esperava.

E há quanto tempo você é fotógrafo em Araraquara?

Sou fotógrafo há cerca de cinco anos, e nesse tempo já me aventurei em diversas áreas, como fotografia jornalística, de moda, natureza, produtos, ensaios, shows e vários outros eventos. Hoje é minha principal fonte de renda, e espero que continue sendo, já que sou completamente apaixonado pelo que faço.

E qual a dica para quem também quiser tentar tirar uma foto assim?

Paciência e persistência. O mais importante é saber que nem sempre será possível conseguir uma boa visibilidade de uma superlua, ou mesmo de um eclipse. Não desistir é fundamental para se aperfeiçoar nisso. Fotografia é um aprendizado vitalício, não existe um limite para aprender diferentes técnicas e conceitos. É importante se dedicar a aprender técnicas, entender o limite do seu equipamento, assim como o seu próprio limite. Um passo de cada vez, te faz chegar à Lua.

LEIA TAMBÉM

+ Estudante concorre em festival de fotografia de Brasília

+ Com 15 anos de história, Açaizeiro continua inovando em Araraquara!

+ Saiu a programação completa do Carnaval de Araraquara!

+ 1ª festa de Carnaval só com músicas Indie será realizada em Araraquara!

+ Parque do Botânico agora tem biblioteca que todos podem usar!



Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *