Gótica ou romana? Descubra a arquitetura presente nas igrejas de Araraquara!
Arquitetas de Araraquara comentam sobre algumas igrejas que chamam a nossa atenção

Foto: Comunica Araraquara
Independente da sua religião, você já deve ter reparado na arquitetura presente na Igreja São Bento, lá no centro da cidade. E na Igreja Matriz, imponente e cheia de detalhes?
À convite do Comunica Araraquara, as arquitetas Camilla Borges, Carla Monteiro e Letícia Petruchelli comentaram sobre os estilos presentes na construção de três igrejas da cidade.
Que tal parar um minutinho e contemplar essas obras incríveis que temos na cidade?
Carla Monteiro e Letícia Petruchelli, do Studio Calle

Foto: Comunica Araraquara
A arquitetura está constantemente presente no nosso cotidiano. Podemos observar em nossa cidade diversos patrimônios onde é possível encontrar uma grande variedade de estilos, principalmente quando pensamos nos edifícios religiosos.
Ao analisar a arquitetura da Igreja Matriz de São Bento, vemos claramente o estilo eclético romano presente. O estilo eclético romano é um estilo que buscava atingir uma nova linguagem através da mistura de estilos já existentes do passado, como estilo clássico, gótico, renascentistas, etc.
Na igreja podemos notar vários elementos de diversos estilos. Um deles é o Neoclássico, por exemplo, que é representado pela presença de ornamentos (mas não em excesso), formas regulares, simétricas e geométricas; Gótico, com as altas torres, arcos e vitrais altos que permitem a penetração de luz; Renascentista, com sua cúpula bem no centro da igreja, teto elevado e elaborado que mostram magnitude e imponência.
Por fim, concluímos que o estilo eclético foi muito bem inserido na obra, já que demonstra o conforto, luxo, emoção e sentimentalismo. Por se tratar de uma obra religiosa, essas características enaltecem a construção, demonstrando também o quão grandioso é Deus e os símbolos divinos. Há muitos detalhes que compõe a Igreja Matriz de São Bento. Nesta síntese, citamos alguns dos mais importantes.
Camilla de Marco Borges, do escritório Camilla Borges Arquitetura

Foto: Arquivo pessoal/ Comunica Araraquara
“A Igreja Santa Cruz é um clássico exemplo de Arquitetura Gótica, estilo arquitetônico muito encontrado em obras religiosas. Como principais características temos as quatro principais torres decoradas e com um pináculo no final delas; o uso de vitrais; padrões geométricos e muita ornamentação externa. Ela me chama a atenção desde pequena, quando frequentava a igreja com minha família, mas só depois de estudar História da Arte na faculdade foi que comecei entender os detalhes e significados. Realmente é uma linda igreja”.
Carla Monteiro e Letícia Petruchelli, do Studio Calle

Foto: Comunica Araraquara
“Quando analisamos a Paróquia Santo Antônio, também podemos concluir que seu estilo arquitetônico também é o Eclético, entretanto como se trata de uma paróquia, podemos dizer que sua construção é um pouco mais simples, por ser feita em uma escala mais reduzida, quando comparada a igreja Matriz de São Bento.
Também notamos a presença de alguns ornamentos que remetem ao estilo neoclássico: a simetria, formas geométricas, como as janelas redondas e faixas contínuas que nos dão a sensação de grandes pilares. Podemos ver elementos góticos, principalmente na torre central e arcos que demarcam as entradas à igreja.
Diferentemente da igreja, a paróquia se desenvolve numa escala menor, pois geralmente ela é ‘implantada’ em bairros, onde grupos menores de pessoas frequentam, que é o caso da paróquia Santo Antônio, mas isso não quer dizer que sua arquitetura é menos importante. Muito pelo contrário! Apesar de sua ‘simplicidade’ na parte externa da igreja, no seu interior encontramos uma riqueza de detalhes e obras”.

Foto: Comunica Araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Foto: Comunica Araraquara
LEIA TAMBÉM
Amanda Araújo é jornalista com experiência na área de digital há mais de 10 anos. Já escreveu para importantes portais do Brasil, já fez cobertura de eventos online e foi editora de um conceituado site de Bauru, entre outras atividades. Hoje é fundadora e editora-chefe do portal Comunica Araraquara.