Cultura

Desenhos de araraquarense ajudam a desenvolver filha autista

As ilustrações viraram um livro, “O Grande Desafio das Pequenas Coisas”

ilustrador de araraquara

Foto: Acervo pessoal

Uma pipoca vira um personagem de filme; um livro, uma bailarina; já um pen drive pode se transformar em um hipster. A criatividade e o talento do ilustrador de Araraquara, Lucas Tannuri, nos dão novos olhares a cenas do cotidiano.

Formado em Publicidade e fotógrafo há muitos anos, o araraquarense se descobriu na ilustração quando trabalhava em um antigo jornal da cidade. “Entre uma pauta e outra, eu ficava na sala dos fotógrafos desenhando, para passar o tempo. Um dia, o ilustrador acabou saindo do jornal e a diretora, que já tinha me visto desenhando, me chamou para fazer um teste e foi muito bacana”.

Foto: Divulgação

Mas, após o nascimento de sua primeira filha, Marina, Lucas precisou parar de ilustrar por conta da mudança na rotina – o que não durou tanto tempo. “Com o tempo, nós identificamos que a Marina tem o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e foi ela que me trouxe de volta às ilustrações.”

Lucas conta que a ilustração se tornou uma forte aliada na comunicação com Marina: “Como tínhamos uma comunicação difícil – ela não falava e não interagia – eu comecei a desenhar para ela e esses desenhos serviram de ponte para que eu conseguisse me comunicar com ela. Eu conseguia explicar situações do dia a dia, conseguia dizer para ela tudo o que estava acontecendo e isso me dava mais vontade de desenhar todos os dias. Assim, ela ficava perto de mim – o que era muito gostoso.”

ilustrador de araraquara

Foto: Divulgação

Com os desenhos, Lucas conseguia saber quando Marina estava com fome e precisava ir ao banheiro, e ainda ajudaram no desenvolvimento da menina. Em seu baldinho, Marina carregava pra cima e pra baixo, brinquedos e utensílios genéricos, mas sempre colocados na mesma sequência.

“Certo dia, eu vi que ela colocava esses objetos em uma sequência, que aliás, se repetia todos os dias. E eram objetos que não tinham uma ligação entre eles, não fazia sentido a sequência, mas era assim que ela organizava. Aí, eu e a minha esposa percebemos que eles eram colocados em forma alfabética. Isso foi um estalo na minha cabeça, porque provava que de alguma maneira ela estava fazendo uma transferência de aprendizado. Isso foi incrível”.

Foto: Divulgação

E foi assim, que esses objetos despertaram um olhar criativo no ilustrador, dando novos significados a eles. “Eu estava entrando no universo dela e, ao mesmo tempo, eu conseguia trazer um pouco do meu também. Assim, eu dava novos significados para as coisas. Isso foi aumentando o interesse dela, que sempre me trazia novos objetos para desenhar. E esse estímulo para ela foi muito importante e eu, que entrei nessa onda, acabei me apaixonando também.”

A partir de algumas postagens nas redes sociais e sugestões de amigos, o ilustrador de Araraquara transformou os desenhos em um livro, intitulado “O Grande Desafio das Pequenas Coisas”. Além das ilustrações de Lucas, o livro ainda conta com poemas de Rodrigo Vulcano Zanil. Para saber mais, acesse: https://ograndedesafiodaspequenascoisas.com/

Foto: Divulgação

Mas Lucas deixa claro: apesar de os desenhos terem ajudado no desenvolvimento de Marina, eles não são os únicos responsáveis. “Nós buscamos recursos e não quero que as pessoas pensem que foi algo ‘milagroso’. A gente sabe que as coisas na vida não são bem assim. Os desenhos foram um recurso; são muito presentes e eu desenho até hoje, mas a gente não se basta só nisso, fazemos também terapias convencionais e outras formas de brincadeiras.”

ilustrador de araraquara

Foto: Divulgação

Para conhecer o trabalho do Lucas, acesse: https://www.instagram.com/lucaoart/

LEIA TAMBÉM

+ Araraquara terá 1º Centro de Referência do Autismo

+ Praticar Mindfulness ajuda crianças a controlarem emoções durante período de quarentena

+ Araraquarense cria empresa que estimula a autonomia das crianças

+ Empresária empodera crianças com a fabricação de bonecas negras



Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *