Cultura

Ilustrador de Araraquara é o grande vencedor de concurso internacional!

Lucas Tannuri venceu o concurso em Portugal com o clipe de “A Lápide”, música de Zé Henrique Martiniano

O araraquarense Lucas Tannuri foi o grande vencedor do concurso 5º Festival Bang Awards – Festival Internacional de Cinema de Animação, realizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, em Portugal.

Para o concurso, Lucas inscreveu a animação do clipe “A Lápide”, do músico Zé Henrique Martiniano. Além de músico, Zé Henrique também é engenheiro, produtor musical e compositor musical, assinando a autoria de mais de 100 músicas, algumas gravadas por Leila Pinheiro, Quarteto em Cy, Adriana Gennari, Filó Machado, Roberto Menescal, Proveta, Léo Gandelman, Paulo Martelli, entre outros.

Para o Comunica Araraquara, ele contou que essa não foi a primeira vez que trabalhou com o ilustrador e que sempre admirou suas produções.

“Eu conheci o Lucas em 2015, quando ele foi filmar um show da banda que eu toco, a Mecânica dos Solos. Eu fiz um show junto com o Roberto Menescal no Sesc em Cantanduva e gravamos um DVD a partir dessa apresentação. E o Lucas foi quem realizou as filmagens. Depois fui conhecendo outros trabalhos dele, como o livro que ele lançou, os desenhos que ele faz, e algumas animações. E aí, eu o convidei para fazer a animação de uma música do CD Mensagem dos Poetas Mortos, que foi um trabalho que eu fiz musicando poemas psicografados por vários autores em 2019. E uma das músicas era essa, a A Lápide, que foi a que o Lucas fez a animação. Ficou muito bonito o trabalho e, esse ano, o próprio Lucas ficou sabendo que teria esse festival em Portugal e resvolveu inscrever esse clipe”.

Zé Henrique já lançou 9 CDs, em sua maioria, com composições próprias e recebeu importantes premiações em festivais de música pelo Brasil.

Com votação popular, o trabalho, que foi feito durante três meses, venceu outras animações que também concorreram ao prêmio e teve 1.050 votos.

“Foram mais de 400 animações inscritas de diversos países, então agradeço demais a todo mundo que gostou, acreditou e votou!”, comemora Lucas.

E essa não foi a única premiação de Lucas nesse ano. Em julho, o ilustrador venceu o concurso “Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência”, realizado pelo Itaú Cultural. O concurso era voltado para profissionais do setor audiovisual e tinha o objetivo de promover novas poesias em forma de vídeo com o tema Descobertas e/ou Redescobertas.

Para a ocasião ilustrador criou o curta de animação “A Face Oculta da Lua”, que surgiu como uma reflexão sobre o momento que estamos passando com a pandemia. Para conferir a entrevista completa sobre o assunto, acesse: https://www.comunicaararaquara.com.br/ilustrador-de-araraquara-e-premiado-em-concurso-nacional/



Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *