Cultura

Estes músicos se uniram para enaltecer o rock e o som autoral em Araraquara

Nós batemos um papo com os músicos por trás da banda Oxxy, que está na ativa desde 2005, levando muito rock ao público da cidade

musicos de Araraquara

Foto: Divulgação

André, Fábio, Leonardo e Juliano: estes são os músicos da Oxxy, banda araraquarense que iniciou os trabalhos em nossa cidade em 2005. Mas a história deles com a música já vem de muito antes, com estudo, dedicação e outras experiências musicais. É por isso que, quando iniciam um show, a qualidade musical e a paixão pelo que fazem ganham os palcos.

siga comunica araraquara no Instagram

Com influências de pop rock e rock, e de cantores como Cazuza, Lobão, Titãs, Creed e U2, entre outros, a Oxxy leva para os seus shows um repertório escolhido a dedo, que inclui também suas próprias composições. Inclusive, para este ano, eles ainda irão lançar mais quatro músicas autorais em suas plataformas digitais.

Entre um show e outro, um ensaio e outro, André Luiz Grecco, vocalista da banda, bateu um papo com a nossa equipe contou a história da banda e os projetos para 2018. Alguém duvida que vai vir mais rock por aí? Confira o bate-papo:

Na descrição do Facebook de vocês, está escrito que a banda surgiu do “faça você mesmo”. O que seria isso?
Significa ter atitude, correr atrás do seu objetivo, fazer seu o som próprio sem depender de nenhuma gravadora e ter iniciativa de mostrar o trabalho sem ter medo ou vergonha!

Você também falm sobre correr atrás dos sonhos. A Oxxy é um sonho antigo?
Hoje no mundo da música ou em qualquer profissão, se você não atualizar-se, fazer cursos, saber o que está acontecendo no mercado onde atua, você é esquecido ou se torna parte da paisagem. Quem conhece a Oxxy sabe que, em algumas vezes pelo caminho, houve alguns tropeços, paradas, mas nunca deixamos de acreditar e sempre tentamos fazer o som com o coração, pois é nisso que acreditamos. Não buscamos reconhecimento, não buscamos dinheiro – lógico que isso ajuda muito – mas só queremos fazer o som que a gente gosta e tocar a alma de cada pessoa com a musica! Por isso, corremos sempre atrás dos nossos sonhos sempre!

Como vocês se conheceram? Já eram amigos antes da Oxxy?
Nos conhecemos tocando por indicação de outras bandas, assim como Quatro Sentidos, Vulcanos, Sotaque Paulista, 4 Play, On Stage, enfim, grandes amigos que realmente participaram e participam até hoje de nossas vidas.

E como a música surgiu na vida de cada um?
André Luiz Grecco (vocalista): Estou envolvido com a música desde 1995 e já participei de outros projetos, como The Ments, banda de garagem voltada ao rock internacional; e Vulcanos, banda de pop rock e músicas autorais e que fez a cena de Araraquara e região no início dos anos 2000. Atualmente sou vocalista da Oxxy.
Fábio Russi (contrabaixista) : Já eu sou formado pela Unicamp, sou músico profissional e proprietário de um estúdio de áudio. Atuo com bandas e artistas de gêneros variados, em gravações de discos, trilhas sonoras e jingles. Também participo de projetos musicais instrumentais (jazz fusion), de rock, country, blues, soul, salsa e mpb.
Leonardo Spagnol (baterista): Cursei o Conservatório Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí e o Conservatório EM&T, em São Paulo. Participei de diversas bandas de diferentes estilos musicais. Sou professor de bateria, profissão que desenvolvo há mais de 13 anos, e baterista da banda Oxxy.
Juliano Correa Leite (guitarrista): Eu também estudei no Conservatório de Tatuí e atuei em bandas de diversos estilos. Em 2008, fiz turnê pela Alemanha, onde participei de uma orquestra de cordas dedilhadas com músicos de diversas partes do mundo. Além de guitarrista da Oxxy, atualmente trabalho como professor de música.

Há quanto tempo a banda existe?
Comigo no vocal desde 2007, mas a Oxxy surgiu em 2005.

Quais as maiores influências musicais de vocês?
Rock e pop nacional e internacional, jazz, blues de uma forma geral!

Vocês unem pop rock e rock, correto? O que não falta no repertório de vocês?
Nós tentamos realmente privilegiar o rock e pop nacional em uma passagem pelos anos 80, 90 e 2000 relembrando grandes sucessos das bandas Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude, Barão Vermelho, Cazuza, Charlie Brown Junior, Lobão, Titãs, Pitty e outros grandes nomes do cenário nacional. E no internacional, no repertório, temos Creed, Scorpions, U2, Alice in Chains, The Calling, James Brown e Creedance.

Vocês também compõem?
Sim, temos disponível no nosso canal do Youtube e também no Site Palco mp3 nossas quatro músicas e, atualmente, voltamos a compor. Já estamos com quatro músicas novas que não estão disponíveis para o publico, pois ainda estamos na fase de construção harmônica!

Vocês receberam um prêmio revelação, né? Como foi isso? Concorreram com muitas bandas?
Isso foi em 2008 pelo site do Palco mp3. Ganhamos pelo número de pessoas que visualizaram nossas músicas e competimos com bandas do Brasil todo.

Qual o maior objetivo para este ano?
Resgatar e renovar nosso público em primeiro lugar e partir para o projeto autoral!

E como é a cena musical em Araraquara? Os músicos da cidade são unidos?
Hoje Araraquara realmente está bem servida de músicos e bandas de alta qualidade, onde realmente fica mais difícil de tocar toda semana. Costumamos dizer que falta lugar pra poder tanto músico poder tocar! (risos). Com relação a união, acredito que sim, pois a Oxxy surgiu assim, da união de várias bandas para fazer o Projeto Oxxy acontecer.

Fique de olho nos próximos shows dos músicos!

23/02 -Bar do Português Araraquara
09/3 – Bar do Português Araraquara
24/03 – Ribeirão Preto -Festa dos Funcionários da Coca-Cola

Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *