CulturaNegócios

Para fortalecer o comércio local, amigas se unem e criam a 1ª loja colaborativa de Araraquara!

Confira a história e o conceito da Ê.mana Artes de Araraquara!

emana loja colaborativa araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Sabe aquela rivalidade entre empresários e a super concorrência do mercado? Então, nada disso existe na Ê.mana Artes, a primeira loja colaborativa de Araraquara.

Fundada em outubro do ano passado, a loja trouxe para a cidade conceitos importantes de união e empreendedorismo feminino.

Isso porque, um dos pilares da loja colaborativa é o compartilhamento de espaço, de despesas, de ideias e claro, de experiências.

emana loja colaborativa araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Para quem não sabe, loja colaborativa é um espaço que reúne vários empresários, de diferentes segmentos, em um único lugar. Além de fortalecer a economia local, ainda facilita com que o consumidor encontre um leque de opções sem precisar visitar vários estabelecimentos.

“O mais importante é que dividimos também experiências, aprendizados, alegrias, medos e inseguranças, e isso faz com que todos nós possamos ter a chance de crescer e evoluir juntos. Para os clientes também é muito interessante, pois eles encontram produtos variados em um mesmo local, produtos esses que apenas seriam encontrados em feiras”.

emana loja colaborativa araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Hoje comandada pelas empreendedoras Carolina Oliveira e Juliana Oliveira, proprietárias da Vivarte Terrários, e por Jessica Maia e Franciele Frushio, empresárias da Meio Fio, a Ê.mana reúne marcas autorais e artesanais dentro de um único espaço lindo, diga-se de passagem!

Elas tiveram a ideia após participarem de feiras e sentirem a vontade de terem um lugar próprio para poderem expor os seus trabalhos.

“Inicialmente, a Ê.mana foi fundada por 6 mulheres (Carolina, Juliana, Franciele, Jéssica, Alana e Flávia) que já tinham suas próprias marcas, porém, só conseguíamos expor nossos produtos em feiras de artesanato, e foi através dessas feiras que nos conhecemos. Todas nós tínhamos o desejo de ter um ponto fixo de venda para nossos produtos, porém, não tínhamos condição de abrir nossas próprias lojas. Por esta razão, resolvemos abraçar esse projeto e fundamos a primeira loja colaborativa da cidade”, afirmam as proprietárias.

emana loja colaborativa araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Mas como funciona?

Atualmente, a loja conta com 24 marcas autorais e artesanais, que compartilham do mesmo espaço físico e também das mesmas despesas, fortalecendo assim, um outro fator importante no conceito de loja colaborativa – a união de todos.

emana loja colaborativa araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Lá, estão presentes as empresas: Viés, Pomar Detox , Sueli Bordados, Pé de Oliva, Dois Amores Moda Íntima, Enamoré, Meio Fio, Geleias do Bem, Crocheteira Três Irmãs, Nerd Cook, Caramelo sem Limão, Maison da Criação, Saboaria Marangon, Ateliê Maria Cacaw, Bilicabiê, Vivarte, Hobby Wood, Cajá Juá, Beneditta’s Brigadeirices, Vida Louça, Catavento Bordados, Flor do Mar, Faria Bem e NuPote.

emana loja colaborativa araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Além de praticarem o apoio mútuo, as proprietárias também incentivam o consumo consciente, outro pilar fundamental no projeto.

“Nós acreditamos e incentivamos o consumo consciente! Realizamos um processo de curadoria com as marcas que se interessam em expor aqui na loja e, assim, damos prioridade para marcas artesanais e/ou autorais da cidade de região, que estejam alinhadas com os nossos princípios de sustentabilidade social e ambiental”.

emana loja colaborativa araraquara

Foto: Comunica Araraquara

De volta a todo vapor!

Com a quarentena, o espaço ficou fechado para atendimento presencial, o que possibilitou o início do delivery.

Agora, com a flexibilização do comércio na cidade, a Ê.mana segue aberta de terça a sábado, com restrição do número de clientes e novas adaptações.

emana loja colaborativa araraquara

Foto: Comunica Araraquara

“Nós, do conselho, aproveitamos esse período para estudar e nos aprimorarmos, dessa maneira podemos oferecer um espaço cada vez melhor para expositores e clientes. Hoje, a loja funciona com todos os cuidados recomendados pela secretaria de saúde, como um cliente por vez, higienização constante do local, tapete para limpeza dos pés na entrada da loja, uso de álcool gel e uso obrigatório de máscara.”

Para o futuro, elas desejam expandir os conceitos que acreditam cada vez mais, aqui em Araraquara!

“Queremos difundir e expandir para mais pessoas os conceitos de economia criativa, consumo consciente, valorização do trabalho artesanal, hábitos de vida mais sustentáveis que respeitem o meio ambiente e o ser humano”.

emana loja colaborativa araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Serviço

Publicidade
Ê.mana Artes
Local: Avenida Dom Pedro II, 893 – Centro, Araraquara-SP.
Instagram: @e.mana.artes
Facebook: https://www.facebook.com/e.mana.arteslojacolaborativa
Telefone: (16) 99746-4953
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 11h às 19h. Aos sábados, das 10h às 14h.

Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *