Cultura

Araraquarense prova no Instagram que é possível ser vegano gastando pouco!

Vegana há três anos, Thais Becassi Brand usa a plataforma para difundir a alimentação de maneira barata e mais fácil

Há três anos, a araraquarense Thais Becassi Brand tornou-se vegana, ou seja, não consome nem utiliza nada de origem animal.

Ela, que já havia diminuído o consumo de carne há alguns anos, decidiu retirar o alimento de vez de sua alimentação por proteção aos animais e por lutar pelo meio ambiente.

De acordo com o site do Greenpeace, organização não governamental ambiental com sede, a produção de carne é responsável pela emissão de gases poluentes e acelera os efeitos do aquecimento global.

Por isso, para difundir esse estilo de vida, Thais começou a divulgar receitas veganas, baratas e acessíveis em seu Instagram! Boa ideia, não é mesmo?

A gente conversou com a araraquarense, que ainda deu dicas para você também aderir ao veganismo. Confira!

Há quanto tempo você é vegana?

O começo da minha transição para o veganismo ocorreu quando saí da casa dos meus pais. Até então eu já era ovolactovegetariana há três anos. Durante esse processo, com a minha total independência alimentar, eu estava adquirindo conhecimento com pesquisas e concretizando meus ideais, desmistificando e entendendo de fato como nos é camuflado o que acontece por trás da pecuária, do desmatamento e todo sofrimento e exploração animal. A partir de então, tomei a decisão de retirar todos os alimentos e produtos de origem animal e percebi que aderir a uma alimentação vegetariana restrita era a decisão mais coerente com os meus princípios, com a ética e direito dos animais.

E você está ensinando a fazer receitas no seu Instagram, né? Como começou e por que?

Comecei a fazer receitas e postar frequentemente no meu perfil pessoal desde janeiro desse ano. A princípio, fiz porque amizades da faculdade me mandavam mensagens pedindo dicas e perguntando mais sobre a minha alimentação e o veganismo. Então resolvi compartilhar publicamente receitas acessíveis, fáceis e que estão presentes no meu cotidiano. Eu também posto dicas de como sermos mais sustentáveis e ecológicos, a partir de pequenas mudanças que fazem muita diferença, como reutilizar, ter uma mini horta em casa, reciclar, consumir alimentos da safra e ressignificar os objetos e os alimentos presentes em nossa vida.

Você sempre gostou de cozinhar?

Não cozinhava muito sozinha, mas eu costumava cozinhar diariamente com a minha avó materna, éramos praticamente vizinhas e sempre estive presente em sua vida, ajudando bastante com as receitas e preparos. Nos últimos anos morando em Araraquara, até o ano de 2017, minha avó adoeceu e veio a falecer com um câncer raro. Então, durante anos acompanhando seu tratamento, passei a cozinhar e a estar mais presente na cozinha por ela e até hoje dou um novo significado à memória afetiva em minha paixão culinária e com as plantas que cuidávamos juntas.

Você publica as receitas todos os dias?

Costumo fazer publicações durante a semana, variando entre os dias, mas faço stories diários das minhas refeições e de conteúdos informativos sobre o veganismo.

E qual o seu recado para quem quer se tornar vegano, mas não tem coragem?

Meu recado é para que você entenda o propósito do veganismo e os seus próprios. Aderir a uma alimentação vegetariana restrita é fundamentalmente sobre os direitos dos animais, contribuir positivamente com o meio ambiente e com a nossa saúde. Esses são alguns passos importantes para iniciar, mas na prática, indico que assista a documentários, pesquise, acompanhe pessoas do movimento pelas redes sociais, informe-se do que realmente ocorre com os alimentos até chegarem nos supermercados, leia os rótulos, dê preferência para os pequenos produtores e alimentos da safra. Formando assim, a importante consciência de que há uma imensa variedade de vegetais para obtermos proteínas, vitaminas, nutrientes e os aminoácidos essenciais. Por fim, recomendo quando possível ter acompanhamento nutricional e fazer exames de rotina.

Para conferir o Instagram, acesse: https://www.instagram.com/tha__vegana/

LEIA TAMBÉM

+ Em prol do meio ambiente, costureira de Araraquara faz sucesso com kimonos sustentáveis!

+ Araraquarenses criam projeto com doação de marmitas veganas e naturais!

+ Empresárias de Araraquara vendem quase mil potes de manteiga vegana por mês, em todo o Brasil

+ 5 empreendimentos vegetarianos e veganos para você conhecer em Araraquara!



Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *