Novidades

Professora de Araraquara combate o racismo através de boneca de pano negras!

Ana Laura Camargo quer ensinar com brincadeiras que é possível mudar comportamentos racistas

Foto: Maiara di Franco

Nossa equipe conversou com a araraquarense Ana Laura Camargo que começou a fazer bonecas de pano negras para ensinar a cultura negra para as crianças.

Professora, Ana Laura sabe a importância das brincadeiras e quer transformar esse momento divertido, também em aprendizado.

Confira o depoimento:

Foto: Maiara di Franco

“Meu nome é Ana Laura de Pádua Camargo, sou mãe de três filhos e professora há mais de 30 anos.

Sou Pedagoga com formação em Pedagogia Waldorf desde 2010.Nascida e criada em Araraquara.

Como sempre trabalhei com crianças pequenas, meu olhar para o brincar sempre esteve atento, e hoje me preocupa o caminho que este brincar tem tomado, muitos eletrônicos e com isso muita passividade por parte de nossas crianças.

Sou do segmento que acredita que brincar é coisa séria – brincar é para a criança o que o trabalhar é para o adulto, e quando a brincadeira é enriquecida com uma boneca feita com elementos naturais, confeccionada à mão pertinho do coração, esse momento se torna mágico.

Acredito que isso oferece à criança a oportunidade de imaginar e assim, poder criar. Há muito tempo eu sonhava em poder fazer algo pelo brincar e resolvi semear através das bonecas de pano Negras.

Escolhi as bonecas negras pelo grande carisma que elas trazem: observei muito, pesquisei junto com mães em diferentes épocas e foi muito forte a resposta de que quase toda criança quer uma boneca negra, assim procuro trazer os diferentes tons da pele negra nas bonecas que confecciono, procurando expressar a beleza de cada uma.

A boneca é a imagem do ser humano e nos proporciona o vínculo com tudo o que é humano.

A Semeando Brinquedos procura trazer as características do ser humano nas bonecas, modelando uma cabeça redonda e as proporções entre a cabeça e membros que se movem. Assim podemos dizer que elas representam o ser humano com certa autenticidade.

Gostaria de ressaltar que a Semeando Brinquedos oferece os contos de fada com bonecos, buscando trazer a beleza negra através dos Contos Grimm”

Para saber mais detalhes, acesse: https://www.instagram.com/semeando_brinquedos/

Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *