Novidades

Projeto propõe transformar Shopping Tropical em um novo centro cultural e comercial!

O projeto de um novo Shopping Tropical foi realizado como trabalho de finalização de curso de Matthews Phillyp Batista

projeto shopping tropical araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Passar pelo antigo Shopping Tropical traz muitas memórias à cabeça, não é mesmo? As lembranças do boliche, do crepe, do cinema e até da diversidade das lojas estão presentes em muitos araraquarenses.

Mas, e se o local fosse reformado e transformado em um novo centro cultural e comercial? Pois essa foi a ideia de Matthews Phillyp Batista, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara.

projeto shopping tropical araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Orientado pela coordenadora da graduação, Beatriz Aied, o estudante elaborou o projeto de um centro multifuncional cultural chamado “O Tropical”.

“Eu busquei algo que primeiramente me incomodasse em Araraquara, no caso foi o abandono e o ‘vazio urbano edificado’ que o shopping está causando na cidade; além disso, o Tropical Shopping foi um local importante para a cidade de Araraquara e é um lugar que está no coração de muitos araraquarenses, talvez por ter sido o primeiro shopping da cidade ou por sua arquitetura diferente dos shopping convencionais, como os pátios abertos com os espelhos d’água e aquela grande rampa com lago e cascata ou por todas as histórias que cada pessoa que o frequentava vivenciou. Se conversar com as pessoas que frequentavam o local, elas vão contar que era um lugar querido, muito lindo e são muitas lembranças boas e nostálgicas. Eu passei a minha infância indo ao shopping; eu lembro do parques e games, dos eventos que tinham para crianças e do cinema, e são essas memórias que me fazem sentir saudade e tornar esse lugar importante para mim. Foi por esses motivos que eu escolhi o Tropical Shopping como tema do trabalho”, diz.

projeto shopping tropical araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Como seria novo Shopping Tropical?

Em seu projeto, Matthews preservou algumas características originais, como a cobertura de madeira aparente nos dois pátios, os espelhos d’agua no centro dos pátios e o espaço onde ficam a rampa, a escada e a cascata.

projeto shopping tropical araraquara

Foto: Comunica Araraquara

“As maiores mudanças no projeto foram em uma antiga loja, onde foi projetado um ginásio; no antigo cinema, foi proposto um teatro e, no espaço onde atualmente funciona uma vendedora de veículos, foram projetados um espaço coorporativo para prestação de serviços e uma estufa de plantas”.

Ele também diz que a área comercial foi elaborada para atender as necessidades dos moradores próximos daquela região.

“A área comercial foi pensada em um comércio local; foram levantadas as necessidades do bairro e foi verificado que havia demanda para estabelecimentos comerciais e de serviços em escassez na região. O projeto desenvolvido conta com espaços para exposições, oficinais culturais, ginásio e quadras, além de áreas comerciais e de prestação de serviços, o que faz o local perder essa característica de ‘shopping’ e aderir à ideia de diversidades no uso dos espaços por meio do estímulo à convivência das pessoas, tornando o local um espaço integrador de cultura, comércio e lazer para a sociedade”, relata.

projeto shopping tropical araraquara

Foto: Comunica Araraquara

Mas o novo Shopping Tropical projeto viável?
Questionado sobre a viabilidade de seu projeto, Matthews afirma ser possível transformar o espaço em um novo centro de lazer de Araraquara, apesar das adequações necessárias.

Foto: Reprodução/Projeto

“Eu não conversei com nenhuma empresa sobre assunto, mas acredito que existam alguns desafios para o projeto ser colocado em prática, como a regularização do terreno e a prefeitura conseguir a posse dele. Depois dessa etapa, acredito que o projeto iria ter algumas dificuldades, como resgatar algumas características, pois a situação atual do terreno é precária, mas todos os desafios e dificuldades conseguem ser resolvidas com uma boa equipe atuando no local”.

Foto: Reprodução/Projeto

O araraquarense, que ficou trabalhando no projeto durante todo o ano letivo de 2020, diz que a alegria de ver o projeto virar realidade não seria só como arquiteto do projeto, mas também como um araraquarense apaixonado pelo local.

Foto: Reprodução/Projeto

“Eu não sei nem explicar a felicidade se isso ocorresse, se o projeto saísse do papel. Falando como Arquiteto e Urbanista e principalmente, como cidadão de Araraquara, pois como eu já disse antes, o Tropical Shopping foi um lugar importante e que está no coração dos araraquarenses. É uma tristeza ver ele na situação que se encontra hoje em dia; então se o projeto virasse realidade, acredito que seria uma felicidade não só para mim e sim para a cidade toda”.

E você, o que acha da ideia?

Foto: Reprodução/Projeto

Texto com entrevista exclusiva e informações da assessoria de imprensa da Uniara.

LEIA TAMBÉM

+ Araraquarenses restauram fotos e mostram com cores o passado da cidade!

+ Veja o antes e depois de pontos importantes de Araraquara

+ Artista de rua chama atenção com facões na avenida 36!

+ Moradora de Araraquara transforma muro em “lousa aberta” para grafiteiros da cidade!

Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *