CulturaNegócios

Em prol do meio ambiente, costureira de Araraquara faz sucesso com kimonos sustentáveis!

Damarys Toffoli produz peças a partir de retalhos e de tecidos que seriam jogados no lixo

kimonos sustentáveis tramas

Foto: Comunica Araraquara

Talvez ela não tenha percebido, mas a costura já era destino certo na vida de Damarys Toffoli, moradora de Araraquara, há muito tempo.

Ela, que cresceu entre linhas e agulhas por incentivo de sua mãe (estilista e costureira na cidade de Garça) resolveu fazer faculdade e viver na área administrativa por muitos anos. Mas, com a maternidade e o tempo, os planos profissionais mudaram.

Hoje, ela comanda o Tramas da Dama, seu ateliê onde produz bolsas térmicas, ecobags, bolsas transversais, clutchs, kits ecológicos (canudos e talheres de bambu) e agora, os kimonos!

kimonos sustentáveis tramas

Foto: Comunica Araraquara

Contra o consumo desenfreado e a poluição causada pela indústria da moda, Damarys só utiliza retalhos e tecidos que já seriam descartados, beneficiando o meio ambiente.

Neste entrevista, ela fala sobre essa iniciativa, relembra sua trajetória e conta o desejo para o futuro do seu empreendimento.

Confira:

kimonos sustentáveis tramas da dama

Foto: Comunica Araraquara

Como foi o seu começo com o Tramas da Dama? Você aprendeu a costurar com a sua mãe, não é isso?

Sim, cresci entre linhas, tecidos e costuras e sempre estive envolvida com moda. Gostava mesmo era de fazer bolsas e assim comecei minha jornada. O Tramas da Dama era um sonho que nem mesmo eu sabia “quando” e “se” iria acontecer, pois fui fazer faculdade, trabalhar e fiquei na área Administrativa um tempo.

kimonos sustentáveis tramas

Foto: Comunica Araraquara

E por que ‘voltou às origens’ e decidiu costurar em Araraquara também? Como foi esse começo na cidade?

Eu me mudei pra cá pro nascimento do meu filho e com a maternidade eu senti a necessidade de resgatar sentimentos e heranças familiares. Voltei a costurar aqui ainda no tear, mas logo me vi apaixonada pela máquina de costura e os tecidos. Comecei a dar aulas de costura criativa em um ateliê, mas com a correria escolar do meu filho, resolvi me dedicar à minha marca e às peças e materiais que a representassem.

kimonos sustentáveis tramas

Foto: Comunica Araraquara

Como surgiu o nome Tramas da Dama? E há quantos anos?

O Tramas da Dama surgiu quando eu me mudei pra Bocaina de Minas (Serra da Mantiqueira) no Sul de Minas Gerais e comecei o tear. Eu tecia os tecidos e depois fazia as bolsas, por isso, Tramas. A Dama sou eu Damarys, mulher! O Tramas da Dama tem 14 anos.

kimonos sustentáveis tramas

Foto: Comunica Araraquara

Hoje, quais são os trabalhos que você realiza? Quais os produtos que você vende?

Trabalho com peças usuais e materiais sustentáveis. Trabalho com retalhos de trabalhadores locais e regionais, retalhos industriais e quando compro tecidos são de pequenos artistas que desenham, estampam e confeccionam com materiais ecológicos.
Minha linha inclui bolsas térmicas, ecobags, bolsas transversais, clutchs, kits ecológicos (canudos e talheres de bambu) e os kimonos.

kimonos sustentáveis tramas

Foto: Comunica Araraquara

E por que decidiu fazer os kimonos? Onde veio a inspiração?

O kimono é uma peça que eu sempre gostei muito de usar, me deixa muito à vontade.
Fui pra Garça e fiz um “intensivão” de costura com minha mãe (que é estilista, costureira). Ela me ensinou a cortar, costurar, fazer os acabamentos, tipo de tecido usar, etc. Todos os dias eu aprendo muito porque fazer bolsas é muito diferente de fazer roupas, mas estou mais realizada ainda porque as roupas me remetem à minha origem mesmo! A minha mãe tinha uma grande confecção de roupas em Garça e isso faz parte de mim.

kimonos sustentáveis tramas

Foto: Comunica Araraquara

E o kimono é uma novidade, né? Há quanto tempo você incluiu este produto? Quantos modelos você tem disponíveis? E quais tamanhos?

Aqui no ateliê, a minha coleção de kimonos está presente desde junho de 2019. Estou com 4 modelos disponíveis no momento, mas muitas novidades vão surgir. Os tamanhos são únicos. Os modelos abertos vestem do 36 ao 48, e os modelos transpassados vestem do 36 ao 44.

E podemos dizer que são quimonos sustentáveis, certo? Todos feitos de retalhos?

Sim. Costumo comprar retalhos industrais e são eles que determinam qual modelo será (pelo seu tamanho). As peças costumam ser únicas, mas às vezes acontece de sair duas peças da mesma estampa.

kimonos sustentáveis tramas

Foto: Comunica Araraquara

Como funciona o Ateliê no Jardim?

O Ateliê no Jardim é um espaço aqui no ateliê ao ar livre e bem aconchegante. Algumas pessoas me mandavam mensagem e me perguntavam se podiam vir aqui ver as peças disponíveis. Com a pandemia, resolvi estender o ateliê por todo o jardim tornando-o mais seguro por estar ao ar livre e ter o distanciamento necessário. É claro que o uso da máscara é obrigatório, só atendo com hora marcada, uma pessoa por vez e álcool em gel sempre disponível.

kimonos sustentáveis tramas

Foto: Comunica Araraquara

E qual o seu maior objetivo com o Tramas da Dama?

Que as pessoas adquiram peças que tenham significados, que faça parte de uma cadeia limpa, sem agredir a mão de obra e o meio ambiente. Peças duráveis, versáteis e com preço justo.

Serviço

Publicidade
Tramas da Dama
Site: https://www.tramasdadama.com.br/
Instagram: @tramasdadama
Telefone: (16) 99627-0113

kimonos sustentáveis tramas

Foto: Comunica Araraquara



Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *