Cultura

Mesmo sem as visitas, voluntários continuam espalhando boas ações por Araraquara

Confira como você também pode ajudar durante a quarentena

voluntariado em araraquara

Foto: ilustrativa

Com mais pessoas dentro de casa como norma de combate ao novo Coronavírus, como ficaram as ações de voluntariado em Araraquara? Como ficaram os lares de idosos, os orfanatos e os hospitais sem as tradicionais visitas?

Juliana Garcia, moradora de Araraquara e voluntária no projeto Terapia do Riso há oito anos, pensou nisso e arrumou outras formas de ajudar aqueles que mais precisam.

“Com a mudança que o vírus trouxe para a nossa vida, a gente teve que se reinventar e oferecer o voluntariado como uma prática que nem sempre precisa estar de corpo presente. É muito importante você oferecer um carinho, um abraço? É fundamental, porque é isso que estreita as relações humanas e aquece os corações. Mas em tempo de isolamento social a gente teve que repensar a maneira de continuar fazendo o bem para as pessoas e suprindo suas necessidades à distância”, diz.

E o que ela fez? Olhou a comunidade à sua volta e perguntou à entidades e instituições o que elas mais precisam nesse momento tão difícil.

“É isso que a gente tem tentado fazer. Eu procurei as instituições que a gente já atende e procurei saber quais as necessidades delas agora. E cada uma pediu uma ajuda diferente. Os asilos, por exemplo, solicitaram ajuda com alguns alimentos específicos, já em outra instituições, nós, da Terapia do Rido, conseguimos água mineral. Então, o a gente pede para população nesse momento é: não deixe essas pessoas sozinhas. Ligue, faça algum contato e veja o que eles estão precisando agora. Que vocês ofereçam carinho, amor, mesmo que à distância”, pede.

voluntariado em araraquara

Ações simples que podem mudar a nossa volta

O recado no mundo todo é o mesmo: lave bem as mãos. Mas como ficam aqueles que nem água têm?

Nadima Damha Hipolito, também morada da cidade, deu um jeito nisso.

Ela, que também já realiza ações voluntárias em Araraquara, ampliou suas atividades nessa fase e pensou em uma alternativa para também proteger quem não consegue ter os cuidados com a higiene.

Junto com seu marido, Nadima preparou kits com água e sabão e distribuíram para moradores de rua em vários pontos da cidade.

“Eu peguei duas garrafas, furei e coloquei água em uma e na outra, eu preenchi metade com detergente e a outra metade com água. A ideia inicial era pendurar em alguma árvore para eles acessarem, mas preferimos doar para diferentes grupos”.

Ajude você também!

E que tal começar colaborar para uma Araraquara melhor já neste final de semana?

Neste sábado (25) e domingo (26) será realizada a campanha Conexão Solidária para arrecadar alimentos no sistema drive thru.

A ação será realizada na sede da Coordenadoria de Segurança Alimentar (ligada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), na Vila Xavier, das 8h às 17h.

Os carros com as doações entram pela Rua Marechal Deodoro e saem na Avenida Padre Antonio Cesarino.

Podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas e materiais de limpeza e de higiene e proteção pessoal, que serão posteriormente entregues a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade econômica.

Para Juliana, a pandemia é uma oportunidade para voltarmos o olhar para dentro e ver o que realmente importa.

“Eu vejo que essa pandemia está sendo uma oportunidade para a gente perceber que todo mundo pode morrer. E aí paramos para pensar: o que a gente deixou de aproveitar? Quem a gente deixou de ver? Para quem a gente deixou de dizer eu te amo? Que abraço deixamos de dar? Quando somos privados dessas coisas percebemos o valor imensurável delas. Eu vejo que esse vírus despertou a consciência da mortalidade no ser humano e que isso está fazendo a gente repensar na importância que damos às coisas.”

4 entidades para colaborar em Araraquara

Além da ação que será realizada no final de semana, você também pode colaborar com algumas instituições aqui em Araraquara.

Separamos quatro opções, confira:

Vila Vicentina
Lar de Idosos localizado na Rua São Vicente de Paulo, 252, Vila Santa Maria.
Telefone: 3322-0788

Lar São Francisco
Lar de Idosos localizado na R. Gavião Peixoto, 472 – Jardim Res. Santa Monica.
Telefone: 3334-7233

Lar e Internato Otoniel de Camargo
Localizado na Av. Gutemberg, 553 – Vila Xavier.
Telefone: 3337-4373

Fundação Padre Pio
Localizada na Rua Dona Maria Janasi Biagioni, 143 – Centro.
Telefone: 3332-9400

Vamos juntos nessa luta do voluntariado em Araraquara?

LEIA TAMBÉM

+ Savegnago doa 500 cestas de alimentos à Rede de Solidariedade

+ Clube Náutico doa 50 litros de álcool em gel para Araraquara!

+ Professora de inglês de Araraquara dá plantões de graça na quarentena

+ Campanha arrecada 800 quilos de alimentos em 1 semana em Araraquara!



Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *